Uma equipe de cientistas da Universidade de Monash, em Melbounde, Austrália, criou um filtro que pode resolver o problema de água consumível para muitas comunidades no mundo.
A invenção consegue transformar a água do mar em potável, precisando apenas de 30 minutos! E o filtro funciona tanto para pequenos, como para grandes volumes.
O comunicado da universidade afirmou que todo o sistema inventado funciona com energia solar, o que torna o processo de filtragem, completamente sustentável e com um custo baixo para produção.
A peça foi fabricada a partir de compostos organometálicos (MOF), que são íons metálicos que formam um material cristalino, ajudando na filtragem da água.
Durante o processo de dessalinização, o PSP-MIL-53, nome dado ao filtro, atrai e retém moléculas dos sais da água. Essas moléculas são colocadas sob a luz do sol para regenerar o sal.
Todo esse processo leva menos de quatro minutos, e então o filtro começa a atrair o sal da água novamente, até chegar ao nível de consumo.
Para a Organização Mundial de Saúde, a água potável de boa qualidade deve ter um sólido dissolvido total (TDS) de menos de 600 miligramas por litro (mg/L). Esse novo filtro consegue atingir um TDS de menos de 500 mg/L em apenas meia hora.
O professor Huanting Wang, líder do projeto, defende a dessalinização como uma opção viável para resolver a falta de água no mundo.
A gente fica, do lado de cá, na torcida para que esse filtro possa ser liberado para a população rapidamente.