O Reino Unido deu exemplo ao mundo de como evitar a crise econômica do coronavírus: está bancando o pagamento de 80% dos salários dos britânicos durante a quarentena imposta, o chamado isolamento social.
Rishi Sunak, chanceler do Reino Unido, anunciou que o governo está preparado para pagar subsídios que cobrem “80% do salário dos trabalhadores retidos [em casa], até um total de 2.500 libras por mês.”
Isso equivale a pouco mais de R$ 15 mil por mês, valor que o governo do Reino Unido vai pagar para aliviar os encargos da folha de pagamento das empresas, antes que elas decidam cortar salários, reduzir a carga horária de trabalho ou demitir os trabalhadores à medida que o coronavírus se espalha pelo mundo.
Como
Funciona assim: o governo repassa o valor para as empresas e elas fazem o pagamento dos funcionários.
No anuncio, feito na semana passada, o governo explicou que o plano é “intervir e ajudar a pagar os salários das pessoas”, enquanto a economia do país oscila, após a pandemia de coronavírus.
O governo sabe que a medida é audaciosa e que vai provocar problemas nas contas públicas num futuro próximo, mas acredita que em primeiro lugar vem a vida das pessoas.
“Estamos estabelecendo um novo esquema de retenção de emprego de coronavírus. Qualquer empregador no país, pequeno ou grande, caritativo ou sem fins lucrativos, será elegível para o esquema”, anunciou Sunak.
Dados da Universidade Johns Hopkins indicam que mais de 22,4 mil pessoas no Reino Unido testaram positivo para o coronavírus. Mais de 1.400 morreram até a manhã desta terça, 31.
Com informações do USNews