Não há nada mais essencial para uma criança em plena fase de desenvolvimento do que receber uma alimentação saudável. No entanto, infelizmente muitas delas não recebem o suficiente em casa e não conseguem pedir ajuda, por vezes, devido à vergonha.
Como mãe de seis filhos, Champale Anderson sabe o quanto uma criança precisa se alimentar diariamente. Nos últimos cinco anos, ela fez o possível para fazer a diferença em seu bairro em St. Louis, Missouri (EUA).
O que ela faz é incrível! Todos os dias, Champale monta 50 lanches e 50 marmitas de almoço para as crianças de sua vizinhança. Entre os lanches, há sanduíches com manteiga de amendoim e geleia, frutas, vegetais, suco, biscoitos e outras guloseimas. Em sua casa, vigora a ‘política de portas abertas’ para todos.
Em outras palavras, qualquer criança pode vir antes ou depois da escola para receber um pacote de lanches e conversar com ela, sem perguntas ou pré-julgamentos.
Champale ainda consegue tornar a experiência divertida para eles. “Eles saem do ônibus e simplesmente vêm correndo porque nunca sabem o que tem dentro da lancheira”, disse ela. “Sempre dou um jeito de surpreendê-los com guloseimas especiais. Eles são meus bebês”.
A iniciativa da norte-americana tem sido tão bem-sucedida que ela espera expandir sua atividade para outras comunidades carentes. Ela está procurando doações para continuar seus atos diários de bondade e ajudar o maior número possível de crianças.
“Isso me deixa orgulhosa e sem dúvidas, quero continuar”, disse.
Champale vive de acordo com um mantra dito inicialmente por Madre Teresa de Calcutá: “Só eu, sozinha, não posso mudar o mundo, mas posso lançar uma pedra sobre as águas para criar muitas ondulações”.
Essas palavras sábias merecem habitar a nossa mente. O objetivo de Champale de ajudar uma criança de cada vez até que toda uma vizinhança seja alimentada nos lembra a importância dos pequenos passos no caminho em direção à bondade. Não precisamos mudar tudo para fazer a vida de alguém minimante melhor.