‘A Noite Estrelada’ é um dos quadros mais conhecidos de Vincent Van Gogh, e está ajudando o filho do casal Nancy Nembhauser e Lubomir Jastrzebski a não se perder na volta para a casa.
O jovem de 25 anos tem autismo e é fascinado pelas obras do pintor holandês. “Assim, se ele mencionar a casa de Van Gogh, as pessoas podem ajudá-lo a localizar”, disse Nancy em entrevista à agência de notícias Reuters.
Ela e o marido contrataram o artista Richard Barrenechea para pintar a casa com ‘A Noite Estrelada’, segundo o site F5. Richard postou no Twitter uma foto da casa antes e depois da pintura, realizada em 2017.
Nancy e Lubomir resolveram um problema do filho, mas a Prefeitura de Mount Dora, na Flórida, onde a família vive, afirmou que o mural violava o código de sinalização da cidade, representando um risco para os motoristas.
Não satisfeita em pedir que a pintura fosse apagada, a Prefeitura exigiu uma indenização de 10 mil dólares (aproximadamente 38 mil reais). Nancy recorreu contra a decisão afirmando que a Prefeitura estava violando tanto o direito familiar quanto o direito da liberdade de expressão.
O Conselho Municipal voltou atrás na decisão e ainda pagou uma indenização para a família no valor de 15 mil dólares (cerca de 56 mil reais). O prefeito de Mount Dora, Nick Girone, também pediu desculpas públicas para os pais do jovem.