Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Encontre o que deseja

NO AR

SINTONIA SESC SENAC

    Mundo

Xixi de bebê pode curar rins de adultos: tem poder!

Publicada em 23/06/18 as 17:40h por Só Notícia Boa - 315 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Pixabay)

Bebês têm a capacidade de salvar vidas pelo xixi. O segredo está nas células-tronco encontradas na urina de recém-nascidos.

Quando estão na fase embrionária, essas células podem se transformar em qualquer parte do corpo humano. Como retirar células-tronco de embriões envolve grandes polêmicas, os cientistas buscam fontes menos invasivas desse material: dentes, gengiva e, agora acharam na urina.

Pesquisadores da Universidade Católica de Leuven, na Bélgica, encontraram grandes quantidade de células-tronco na urina de bebês que nasceram entre a 31ª e a 36ª semana da gravidez.

Essas células não são tão poderosas quanto as embrionárias, porque já têm características específicas do órgão de onde vieram, o rim. Mas isso já é suficiente para regenerar completamente os rins de adultos.

Motivo

O rim é um dos últimos órgãos a terminar de se formar no corpo do bebê — fica se desenvolvendo até a 34ª semana, bem perto do parto.

Quando um bebê nasce prematuro, o órgão ainda está em formação e o xixi dos bebês fica repleto de células-tronco.

Se o bebê se desenvolve normalmente, a quantidade de células-tronco na urina é menor e as células já não têm o mesmo potencial de transformação.

Mesmo adultos ainda possuem células-tronco na urina, mas são poucas e estão em um estágio de diferenciação avançado. Assim, o potencial terapêutico é bem menor.

Os testes

Os cientistas testaram a capacidade de regeneração das células do xixi dos prematuros e ficaram impressionados.

Eles usaram uma droga tóxica contra as células renais de um adulto e todas elas morreram.

Depois, acrescentaram células-tronco da urina ao experimento e elas criaram uma rede de proteção às células adultas, regenerando o tecido.

Com esses resultados, os pesquisadores pensam em duas aplicações principais para as células que vêm do xixi dos prematuros.

A primeira são os rins para transplantes. Com as células-tronco, é possível regenerar o tecido desses órgãos.

Além disso, eles esperam desenvolver um tratamento para recuperar os rins do próprio paciente, e aí o transplante nem seria necessário.

Com informações da Super




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Visitas: 1532040 | Usuários Online: 43

Venha fazer parte da Rádio do Bem, junte-se a nós na missão de semear a Paz e o Bem pelo Planeta. - Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!