Sunshine Oelfke, de apenas cinco anos, mora em Michigan, nos Estados Unidos. Ela sempre gostou de tomar leite em todas as suas refeições, então quando percebeu que uma de suas colegas de classe não podia comprar o alimento, decidiu mudar essa história.
Duas semanas atrás, a avó de Sunshine, Jackie Sue, viu a menina esvaziando seu cofrinho e contando as moedas. Sunshine colocou todo o valor que tinha em um sacola plástica e guardou em sua mochila da escola.
Jackie Sue ficou confusa quanto ao que a Sunshine estava planejando fazer com o dinheiro, porque a garotinha costuma usar exclusivamente o cofrinho para armazenar todo as moedas que consegue guardar, para um dia poder comprar sua própria moto de neve.
Quando ela perguntou por que Sunshine estava esvaziando seu cofrinho, a resposta da menina a surpreendeu:
"Eu vou usá-lo para comprar o vale-leite para a minha amiga Layla", explicou Sunshine. "A mãe dela não tem dinheiro para comprar, mas eu tenho", concluiu.
Há 20 alunos de cinco anos de idade na escola primária Birchview Elementary, e metade deles não pode comprar os cartões de vale-leite que custam US$ 0,45 na hora do lanche. Isso significa que fornecer leite para cada cada aluno custa aproximadamente US$ 180 por mês.
Então, depois de comprar o vale-leite para a Layla, Sunshine levou todo o seu dinheiro do cofrinho para o seu professor, que totalizou US $ 30. Jackie Sue e Sunshine criaram uma página do GoFundMe para ajudar a arrecadar dinheiro para o resto do ano letivo.
A notícia viralizou e a campanha superou sua meta, e arrecadou US $ 6.000.
"A Sunshine tem 5 anos e não compreende o tamanho do impacto que ela está fazendo, mas nós, sim", diz Jackie Sue.
"O que ela entende, [é isso]: todos os seus amigos conseguiram leite na semana passada na escola".
"Meu coração está tão cheio de orgulho e amor, sabendo que em um mundo onde há tanto ódio, há um raio de sol com um coração ENORME que - aos 5 anos - AMA a todos e sempre quer ajudar", ela concluiu.