Julia "Furacão" Hawkins também é a mulher mais velha a competir no USA Track and Field Outdoors Masters Championships (USATF). Competitiva, Hawkins disse que quase não conseguiu dormir de tão ansiosa que estava para competir.
"Eu perdi minha soneca para fazer isso", disse ela à imprensa local.
A atleta sênior é viúva, mãe de quatro filhos e possui três netos e um bisneto. A adrenalina corre em suas veias, apesar da idade. Apaixonada por desafios, ela é fã de esportes que exigem bastante esforço físico, além da corrida, como pedalar. Sempre em movimento, nos momentos de descanso, ela pratica uma outra paixão: a jardinagem.
"Eu sempre estou fora de casa e o telefone sempre toca, e então eu vou correndo para dentro de casa. Foi assim que eu descobri que poderia correr", disse Hawkins, em entrevista ao Huffington Post.
Outro apelido que lhe cairia bem é "liberdade", afinal, só uma palavra como essa para explicar sua força de superação diante das limitações físicas que os anos trazem para qualquer pessoa. O corpo é de uma senhora, mas o espírito é de uma criança!