Um empresário criador de gado desistiu de mandar para o abatedouro suas 63 vacas e mandou todas para um centro de proteção de animais.
A decisão, que está correndo o mundo, é de Jay Wilde, de 59 anos. Ele tem uma fazenda em Ashbourne, no Reino Unido e abandonou o negócio.
Jay é vegetariano há 25 anos, cresceu cuidando de vacas e tomou conta do negócio da família quando seu pai morreu, em 2011.
O empresário disse que não conseguia mais criar os animais para depois mandar matá-los. Ele lembrou que as vacas têm sentimentos e sabem quando vão morrer.
"As vacas têm uma boa memória e uma variedade de emoções. Elas criam relacionamentos. Eu até as vi chorar", disse ele à BBC.
"Era muito difícil dar o meu melhor para cuidar delas e então enviá-las para o abate, que deve ser uma morte horrível."
Não é o primeiro
A fundadora do Santuário Hillside de Animais, Wendy Valentine, disse que Wilde não é o primeiro criador de vacas a doar seu rebanho.
Ela disse que alguns criadores eram produtores de laticínios e não queriam mais explorar os animais.
Críticas
O cunhado do empresário disse a ele que era "completamente insano" doar gado que poderia ser vendido por R$ 184 mil no mercado.
Jay rebateu dizendo: "Eu estou aliviado por ter tomado essa decisão de não criar mais animais, algo que eu sempre achei desagradável".
E falou que "uma falta de imaginação" o impediu de mudar de mercado antes.
Agora, ele cuidará do cultivo de legumes e verduras veganos e orgânicos e tentará fazer fungicidas e fertilizantes sem matéria animal.
Assista ao vídeo da BBC Stories: (em inglês)
Com informações da BBC
http://www.sonoticiaboa.com.br/2017/07/31/empresario-salva-vacas-abate-doa-todo-seu-rebanho/