Com o objetivo de melhorar um bairro abandonado na cidade norte-americana de Detroit, e com a iniciativa da ONG Michigan Urban Farming Initiative (MUFI), uma grande horta urbana foi criada na região, abrangendo uma área de 30mil metros quadrados. O complexo conta com mais de 200 árvores frutíferas, verduras e legumes diversos e um jardim sensorial para as crianças.
O projeto teve início há quatro anos e contou com mais de 8 mil voluntários. A colheita já rendeu mais de 22 mil quilos de alimentos, todos distribuídos gratuitamente à comunidade e conforme o levantamento da organização, são mais de 300 variedades de vegetais.
Segundo a organização, houve um aumento na segurança e na valorização dos imóveis desde que os terrenos abandonados começaram a ser usados no projeto da horta.
"Nos últimos quatro anos, nós plantamos uma horta urbana que fornece alimentos frescos para os nossos moradores em um cultivo diversificado, que ajudou a sustentar o bairro e atraiu novos residentes e investimentos na área", explicou Tyson Gersh, presidente da MUFI, em informativo oficial.
Um levantamento da MUFI mostrou que o trabalho só foi bem-sucedido graças aos esforços da própria população, um exemplo de união e de trabalho em grupo.
Mas ainda tem mais: para melhorar e expandir o complexo, a organização começou uma nova fase do programa, com o apoio da iniciativa privada.
Através da participação de grandes empresas que atuam na região, o complexo de agricultura urbana de Detroit está prestes a ganhar um centro de estudos e cultura, que deve ser construído em um antigo prédio abandonado e adquirido por uma das empresas parceiras. O centro contará também com café e restaurante, que comercializarão produtos feitos a partir das colheitas da própria comunidade.
Para saber mais, clique aqui