Um bilionário da Noruega está doando boa parte de sua fortuna, estimada em 2,7 bilhões de dólares - mais de 6,2 bilhões de reais - para ajudar a salvar os oceanos.
Kjell Inge Røkke, mandou fazer um imenso navio auto-sustentável de expedição e pesquisa (REV) para sugar o plástico do mar e reciclar até 5 toneladas desse material por dia. (vídeo abaixo)
"Os oceanos estão sob a maior pressão da sobrepesca, poluição costeira, destruição do habitat, alterações climáticas, acidificação dos oceanos, e um dos desafios mais prementes de todos, a plastificação do oceano. A necessidade de conhecimento e soluções é urgente", diz o bilionário.
O REV vai viajar com um laboratório móvel para que cientistas monitorem e observem os ecossistemas do oceano.
No dia-a-dia o navio vai acolher 60 cientistas e 40 membros da tripulação. Ele também terá instalações reservadas para acomodar até 36 convidados e 54 membros da tripulação.
Os cientistas a bordo terão equipamentos de pesquisa de alta tecnologia para observar adequadamente os oceanos.
Røkke espera que a equipe aproveite as instalações para descobrir novas maneiras de ajudar e nutrir ecossistemas do oceano.
O navio, construído em colaboração com o World Wildlife Fund, foi concebido para ter os mais elevados padrões ambientais.
Quando for concluído, ele será considerado o maior iate do mundo.
Gratidão
Kjell Inge Røkke conta que ficou rico graças ao mar, por isso quer retribuir.
"Eu sou um pescador, e curioso por natureza. Os recursos dos oceanos e do fundo do mar têm proporcionado um valor significativo para a sociedade - e também para a minha família e eu. Por isso, estou muito grato. "
Veja como será o navio e como ele vai ajudar a limpar os oceanos:
Com informações do GNN