Os orfanatos são lar de muitas crianças que foram vítimas de maus tratos, negligência e abandono. No coração delas, um misto de dor pela falta de base materna/paterna e alegria por terem um lugar seguro para ficar. Assim era a vida de quatro irmãos brasileiros, antes de serem adotados por um casal americano. Sem querer separar as crianças, eles resolveram formar uma família completa.
Brandon e Jeniffer Pratt já estavam acostumados com o Brasil porque a irmã dela é casada com um brasileiro. Assim, decidiram iniciar o processo de adoção por aqui, que é bem longo e burocrático. Cientes disso, contrataram uma agência especializada para ajudá-los e ficaram dois anos e meio na expectativa de aumentar a família.
O casal, que vive em Iowa, nos Estados Unidos, já desejava adotar irmãos, pois gostariam de ter mais de um filho. Então deixaram isso bem claro para a agência contratada logo de início, até para não terem de passar por todo o processo novamente. Eis que, no meio do caminho, encontraram Leandro, Cristiano, Enzo e William, com idades entre 2 e 6 anos, que por negligência dos pais viviam em um orfanato em Recife/PE: "Sabíamos que as crianças eram para ser nossas. Deus as colocou no nosso caminho", disse Brandon, em entrevista ao site AcheiUSA.
Foram 30 dias de adaptação para as crianças até o dia 22 de dezembro de 2016, quando passaram a integrar legalmente a família Pratt. O pai de primeira viagem contou que mesmo com as crianças se adaptando bem ao Estados Unidos, existe uma preocupação em manter a conexão dos filhos com o Brasil. "Estamos sempre atentos para oferecer aos meninos a maior quantidade de experiências possíveis. Nós vimos um grande progresso no idioma logo que chegamos aos EUA. Eles são fáceis de lidar e a adaptação está sendo bem mais fácil do que imaginávamos".
Ao ser questionado sobre o processo de adoção, o pai diz que embora haja muitas dificuldades pelo caminho, a atitude e o amor que se constrói compensa. "Eu encorajo todas as famílias que queiram adotar uma criança pra que olhem com carinho para o Brasil. As crianças brasileiras são incríveis. Elas são abertas à ideia de família e a cultura é maravilhosa". Enquanto houver amor, coragem e boa vontade, sempre vão valer a pena todos os esforços.