A gata de pelo branco e preto chegou ao lar de idosos St. Augustine Health Ministries, em Clevealand, Ohio (EUA), cinco anos atrás.
"Oreo nos encontrou", disse a diretora da casa de repouso, Dana Carns, ao Huffington Post. Oreo ganhou fama neste mês depois que o Cleveland.com produziu um vídeo sobre o trabalho que ela faz no lar.
Para Carns, Oreo é "apenas outro exemplo de amor que você frequentemente encontra em uma casa", acrescentando que o lar também tem um cão, chamado Coco. "Ambos dão aos moradores algo para fazer, para se preocupar, para amar", afirmou.
A Sr. Augustine Health Ministries cuida de mais de 200 moradores. Os moradores incluem idosos, bem como pessoas que sofreram acidentes vasculares cerebrais e lesões cerebrais.
"Oreo não é 'uma gata de colo', mas gosta de estar por perto", disse Carns. "Ela adora ter a cabeça acariciada. Moradores, funcionários e as crianças do nosso centro de aprendizagem procuram Oreo. Ela é receptiva normalmente."
Oreo oferece conforto, amor e entretenimento para os moradores e funcionários da casa de repouso. Ela vive no andar principal da casa, e não sobe nos quartos dos moradores.
Dana Carns lembra ainda que alguns moradores já trouxeram seus próprios gatos para morar com eles, mas não deu muito certo, pois os animais não se adaptaram ao novo ambiente. E a maioria dos moradores não são capazes de cuidar dos bichinhos.
O vídeo abaixo mostra o tanto de alegria Oreo proporciona para os velhinhos. "Não tenho certeza se Oreo precisava de nós, ou nós precisávamos de Oreo", refletiu Carns. "Mas ela é uma grande adição à nossa família".
Assista ao vídeo: