urante a gravidez, cada exame de ultrassom gera uma ansiedade enorme. Os pais não vêem a hora de dar uma espiadinha no bebê, de tentar saber o sexo e, principalmente, de ver se está tudo bem com a criança. Para o casal norte-americano Keri e Royce Young, o morfológico do segundo trimestre de gravidez mudou tudo. Eles receberam a notícia que de que a menina que esperavam não viveria muito após o parto, já que tinha anencefalia (uma má-formação do cérebro).
"Lembrei do momento em que descobrimos que Eva não era perfeita e como, literalmente, trinta segundos depois que o médico nos disse que nosso bebê não tem cérebro, de alguma maneira em meio ao choro, Keri olhou para cima e perguntou: 'Se eu levar a gestação até o fim, podemos seus órgãos?'. Lembro que nosso médico colocou a mão no ombro e disse: 'Ah, querida, é tão corajoso da sua parte dizer isso'. Tipo, que legal da sua parte, mas vamos lá. Keri falava sério. Ali eu estava, abatido e de coração partido, mas momentaneamente me reergui e fiquei impressionado com ela", escreveu Royce, em um post no Facebook. "Eu era um espectador da minha própria vida, assistindo a uma super-heroína encontrando seus superpoderes. No pior momento de sua vida, literalmente, ao descobrir que seu bebê morreria, levou menos de um minuto para que ela pensasse em outra pessoa e como seu altruísmo poderia ajudar. Foi uma das experiências mais poderosas que já vivi", disse o pai.
Keri também fez um texto nas redes sociais para falar sobre sua dor e sobre sua decisão. "Em primeiro lugar, esta não foi uma decisão religiosa. Sim, fomos e ainda somos influenciados por nossas crenças, mas vai além disso. Isso é vida. Todo mundo tem. Todo mundo merece. Em algum momento, nas últimas 72 horas, Royce e eu falamos sobre como, de certa maneira, somos um pouco sortudos. Temos uma resposta definitiva. Não estamos esperando por um milagre. Sabemos que ela não viverá. Mas alguém está esperando por um milagre. Os rins de alguém estão falhando. O fígado de alguém o traiu. Eles merecem vida e estão provavelmente rezando por isso. Eva pode ser a resposta", escreveu e mãe.
A data prevista para o nascimento de Eva é 7 de maio.