Desenhos de flores multicoloridas embelezam e inspiram o vilarejo, localizado a apenas 90 minutos de Cracóvia.
Não se sabe exatamente como tudo começou. Mas, uma história conta que foi devido à ventilação ruim dos fogões das casas. Como eles vazavam uma fuligem que manchava o teto, as mulheres começaram a pintar flores no lugar. Porém, mesmo quando a ventilação melhorou, os aldeões, principalmente as mulheres, continuaram pintando os tetos e as paredes das casas. Depois, começaram também a pintar muros, pontes, praças e tudo o que fosse possível de colorir.
A cada primavera, é realizada na aldeia uma competição de pintura, para conhecer o artista mais talentoso, chamada Chata Malowana. O concurso acontece anualmente desde 1948. A data tem um significado especial, pois foi logo após a Segunda Guerra Mundial. A Polônia foi completamente destruída durante a Guerra - 17% da população morreu - e esta foi uma forma de encobrir parte dos danos causados à região.
Com uma beleza que salta aos olhos, Zalipie virou ponto turístico, recebendo visitantes de várias partes da Polônia e do mundo. Lá, também existe um museu, que era o antigo chalé de um morador chamado Felicja Curylowa. A casa foi transformada em museu em 1974, um espaço onde os visitantes podem apreciar o trabalho do artista. De colheres a lâmpadas, tudo é decorado com flores pra lá de coloridas.
Vem ver:
Com informações do My Modern Met e mental_floss / Fotos: Divulgação