Já mostramos aqui no Razões algumas bibliotecas que fogem do comum e conseguem proporcionar uma experiência ainda mais incrível para quem as frequenta, é o caso da adorável biblioteca sobre rodas leva livros para crianças na Itália que não tem acesso à leitura - relembre aqui, ou ainda de um espaço para crianças surdas em uma comunidade africana - aqui.
Agora tem uma construção que nos chamou a atenção, que fica na Indonésia e é uma biblioteca construída com 2 mil embalagens de sorvete vazias. O projeto foi feito pela empresa de arquitetura SHAU Bandung e faz parte de um protótipo de empreendimento que prevê a construção de mais bibliotecas parecidas por todo o país.
Eles querem fomentar o hábito da leitura entre a população do país, que segundo pesquisas tem lido cada vez menos. O prédio serve como um espaço cultural, onde as pessoas podem ter acesso gratuito a livros, cursos e outras mídias.
A biblioteca foi construída a partir de simples técnicas de construção, o que facilita a replicação do modelo. O conceito arquitetônico é liberar o primeiro piso para funções múltiplas, enquanto a biblioteca fica elevada no segundo andar, além de escadas contínuas que permitem área de convivência adicional.
Graças ao clima local, não é preciso sequer se preocupar com a climatização do espaço. A disposição dos potes de sorvete foi pensada para permitir uma ventilação naturalmente agradável. Além disso, o material permite também a incidência de luz do sol, dispensando uso de eletricidade. Sensacional hein? Veja algumas fotos do projeto pronto: