eja como existem heróis de verdade!
Depois que se aposentou, após 42 anos de trabalho como detetive do departamento de polícia de uma província no Japão, Yukio Shige decidiu ir ao 'Cliffs Tojinbo' - penhascos que são ponto turístico, mas que começaram a ser usados por pessoas que queriam cometer suicídio.
O primeiro encontro de Yukio com pessoas deprimidas e suicidas foi em 3 de setembro de 2003.
Um casal de aparência tristes estava sentado sozinho no topo das falésias. Com altas dívidas em seu restaurante, o casal cogitava saltar das pedras.
Após uma longa conversa, Yukio os convenceu a procurar ajuda e aconselhamento. Uma semana depois foi informado que o casal havia se suicidado e deixado um bilhete de despedida para ele.
Foi quando o homem de 60 anos de idade decidiu não deixar que essa situação acontecesse novamente com outras pessoas e começou a frequentar diariamente os penhascos para salvar outros indivíduos suicidas.
Guardião dos penhascos
Agora conhecido como 'Gatekeeper' - o guardião dos penhascos, ele trabalha silenciosamente há mais de uma década salvando vidas e convencendo pessoas sobre a importância de continuarem vivas e fazendo-as desistir de saltar.
Yukio Shige calcula que deve ter ajudado mais de 500 pessoas que pensavam em tirar a própria vida.
Em 2004 ele começou uma organização sem fins lucrativos chamada Kokoro ni Hibiku Bunshu Henshukyoku - ou o "espaço coletivo para a coleção de escritos que atingem o coração" - para consolar e encorajar as pessoas suicidas que ele encontra pelo caminho enquanto percorre as falésias.
Yukio também foi a estrela no documentário curta 'O Gatekeeper', produzido pelo Field Of Vision e dirigido por Yung Chang.
Assista:
Com informações: Good News Network
Tradução: Rodrigo Lins - Jornalista Correspondente SNB nos Estados Unidos