A Secretaria para a Comunicação do Vaticano explica que esse tema é um convite a comunicar a confiança e a esperança na história, contando as histórias do mundo a partir da lógica da "boa notícia".
"Nós cristãos temos uma 'boa notícia' para contar, porque contemplamos confiantes o horizonte do Reino. O tema do próximo Dia Mundial das Comunicações Sociais é um convite a contar a história do mundo e as histórias dos homens e das mulheres segundo a lógica da 'boa notícia' que recorda que Deus nunca renuncia a ser Pai, em nenhuma situação. Aprendamos a comunicar confiança e esperança pela história".
O Vaticano recorda ainda que "anestesiar a consciência, ou deixar-se levar pelo desespero são duas possíveis doenças que podem conduzir o atual sistema comunicativo. Anestesiar a consciência no sentido de que muitos profissionais e meios de comunicação estão distantes dos lugares de pobreza, o que pode levá-los a ignorar a complexidade desses dramas".
"Ao mesmo tempo, existe a possibilidade de desespero, quando a comunicação é espetacularizada, tornando-se estratégia de construção de perigos e medos".
Mas é nessa situação, explica a Secretaria para a Comunicação, que surge o sussurro: "Não tenhas medo, que eu estou contigo".
A data
O Dia Mundial das Comunicações Sociais é a única data estabelecida pelo Concílio Vaticano II (Inter Mirifica, 1963).
Ele é celebrado em muitos países, sob a recomendação dos bispos do mundo, no Domingo que precede a Festa de Pentecostes.
Para a ocasião, o Papa sempre escreve uma mensagem, tradicionalmente publicada na Festa de São Francisco de Sales (24 de janeiro), patrono dos jornalistas.
Com informações da Cancaonova.com, Boletim da Santa Sé e Salesianos