Tão surpreendente quanto o ouro e o recorde mundial do sul-africano Wayde van Niekerk nos 400m rasos foi descobrir que não só sua própria experiência foi responsável pela conquista, mas também de sua técnica, Ans Botha. O detalhe é que Botha tem 74 anos e já é bisavó.
Botha é técnica da universidade onde Wayde estudou marketing. Ela desenvolveu o plano de treinamento do atleta, e o ajudou a superar lesões. "Todo dia eu tento fazer meu melhor pra ele", ela disse.
E o planejamento e a dedicação sem dúvida deram certo. Wayde correu os 400m em 43.04 segundos, quebrando o recorde de Michael Johnson que já durava 17 anos. Wayde é o primeiro atleta de alto nível treinado por Botha, que diz com simplicidade e contundência: "Eles têm de gostar dos treinamentos; isso é muito importante. Dizem que você nunca está velho demais para aprender, especialmente no atletismo".
E Wayde sublinha a fala de sua querida técnica: "Sou grato por poder confiar no trabalho dela, acho que ele fala por si", afirmou o sul-africano. "Sou grato por fazer parte da história dela como técnica e grato por estar aqui hoje". E nós somos gratos pela história e o recorde espetacular.
© fotos: divulgação