Por Diorela Kelles
Quem passa pela Rua dos Tintureiros, na cidade de Avignon, sul da França, pode ter uma agradável surpresa. Nela há uma estante de doações com diversas opções de roupas, brinquedos, livros e utensílios para quem quiser.
A responsável pela iniciativa na cidade é Nati Nath, uma artista independente que descobriu que poderia deixar uma Give Box(caixa de doações) na rua para que todos possam viver essa experiência do compartilhamento e do desapego. A ideia é que qualquer transeunte possa doar ou pegar o que estiver precisando, sem necessidade de reciprocidade.
Os passantes deixam coisas novas, velhas, mas sempre limpas e em bom estado para contribuírem com os demais. Num exercício de generosidade, muita gente oferece o que tem de sobra anonimamente a quem ainda tem em falta.
Um senhor que passava na rua contou que havia comprado muitas meias de tamanhos errados e não sabia até então o que faria com elas, até descobrir esse destino. A moça que esqueceu as luvas, pegou emprestadas novas luvas que estavam para doar. No dia seguinte, escolheu deixar brinquedos e cachecóis na estante. É um serviço self-service de abundância.
"Descobri que cada um pode fazer um pouco e ajudar um tanto, não faz sentido trabalhar se não for para melhorar este mundo", diz Nati Nath, que mantém um atelier de pintura na mesma rua em que instalou a caixa-estante. Inspirada numa iniciativa sulamericana, a Gratiferia, ela oferece ainda, uma vez por mês, uma tarde de encontros, conversas e feira de trocas dentro do seu espaço.
"Com a crise de 2008 na Argentina, as pessoas passaram a usar outras formas de adquirirem coisas. A ideia da Gratiferia cresceu e hoje é mundial. Eu trouxe para a minha vida. Cada um pode levar para a sua", completa a artista.
E se alguém pensou que esta ideia não chegaria ao Brasil, é hora de saber que ela já existe em diversas cidades do país. A iniciativa costuma levar o nome de feiras da Gratidão, Gratifeira ouGratiferia mesmo!
Links abaixo:
Feira da Gratidão Rio de Janeiro
Feira Grátis da Gratidão Belo Horizonte