Pela primeira vez na história, médicos da Azienda Ospedaliera de Pádua, na Itália, realizaram com sucesso um transplante de coração que permaneceu inativo por 20 minutos.
Embora transplantes com órgãos inativos por alguns minutos já tivessem sido realizados anteriormente, a legislação italiana estipula que a retirada do coração só pode ocorrer após um período de 20 minutos de inatividade cardíaca. Isso se deve a circunstâncias específicas relacionadas à morte do doador.
O diretor de Cardiologia do hospital, Gino Gerosa, expressou sua emoção diante desse resultado inovador.
“Somos pioneiros ao demonstrar que é possível utilizar um coração que ficou sem atividade elétrica por 20 minutos em um transplante cardíaco. Esse resultado extraordinário pode levar a um aumento de 30% no número de transplantes em um curto período de tempo“, destacou.
A cirurgia bem-sucedida ocorreu no dia 11 de maio e o receptor do novo coração é um homem de 46 anos que sofria de cardiopatia e já havia passado por uma cirurgia cardíaca quando era criança.
Ele aguardava por um transplante há dois anos, tornando essa conquista ainda mais significativa.
Luca Zaia, governador da região de Vêneto, também celebrou os resultados da cirurgia inovadora: “Esta notícia emocionante marca o início de uma nova era para os transplantes cardíacos. É o resultado do trabalho excepcional de uma equipe de profissionais altamente qualificados da área da saúde de Vêneto e desses médicos exemplares”.
Essa conquista abre portas para futuros avanços na área de transplante de coração e oferece esperança para aqueles que aguardam ansiosamente por uma nova oportunidade de vida. 🙏