A conhecida Terra dos Bons Ventos de tradições seculares poderia também ser conhecida como a Terra das Artes, parodiando a famosa primeira carta onde lá estava escrito “em se plantando, tudo dá.” Pode-se dizer, que em cada esquina dessa cidade, para cada paralelepípedo da Rua histórica temos um artista.
Muitos deles precisam apenas de uma oportunidade para esta arte latente, emergir e sair em força de música, dança, teatro, atividades circenses, capoeira, percussão e tantas outras coisas mais.
O bairro Vila Rafael, em Aracati, litoral leste do Ceará, poderia e realmente era um bairro como qualquer outro, até mesmo mais violento que alguns, eis que ali começou através do Instituto Manuel Braga, o Projeto Som da Vila, cujo atende próximo de 100 pessoas nas mais variadas faixas etárias.
Tudo começa com o desejo do arte educador Erivando Braga de proporcionar aprendizados a uma comunidade na sede do município. Ele narra que no início de tudo, conseguiu umas pernas de pau, umas cordas e iniciou as aulas na rua mesmo. Conta que muitos moradores da comunidade diziam que ele era louco, mas aos poucos confiança da comunidade foi sendo conquistada.
Hoje se fala da Vila Rafael, antes e depois do Som da Vila.
Um fato importante que precisa ser ressaltado foi o apoio do casal de médicos aracatienses Valdy e Denise Menezes que comprou a casa onde hoje é a sede do Projeto e onde são realizadas a maior parte das atividades.
O Instituto Manuel Braga está com uma campanha junto aos que amam as artes e bebem na fonte dos sonhos possíveis para conseguir 1.000 Inscritos em seu canal do YouTube, cujo link deixamos abaixo para que possam ajudar ao projeto com apenas um clique.
https://www.youtube.com/channel/UCknbSaIny75pptNZwXAt4Iw
Nós que fazemos a Rádio do Bem desejamos vida longa ao Instituto Manuel Braga e que possam através do Som da Vila cada vez mais levar cidadania a todos quantos conseguirem com suas ações.