(Foto: Reprodução/Facebook - Cleide Sena)
Nunca se falou tanto em aulas remotas que nestes dias de PANDEMIA, de uma hora para outra os professores tiveram que resgatar dentro de cada um os seus conhecimentos sobre todos os tipos de tecnologias e o que puderiam fazer para que estes dias de distanciamento que vivemos pudessem ser os menos traumáticos na relação ensino/aprendizagem.
E assim, estão todos, ou quase todos.
Ao tomar conhecimento de um projeto pedagógico desenvolvido pela professor Cleide Sena, com alunos dos Sétimos Anos A e B da Escola São Bernardo que fica no Sertão de fora do município de Beberibe-CE, achei por bem compartilhar com os que costumam visitar o site da Rádio do Bem.
O projeto "A função da fotografia de natureza." (conservação, denúncia, ciência e Arte) visava fazer com que os alunos através de suas câmeras de celulares ou outras pudessem retratar o que viam em seus distanciamentos sociais e a partir daí começar as discussões que pudessem ser suscitadas a partir da fotografia.
E eis, que surgiram inúmeros registros magníficos, os quais, proporcionaram as turmas envolvidas, não apenas as aprendizagens necessárias, mas também, o sentimento de pertença tão necessário para que vivamos bem dentro dos chãos de nossas memórias e histórias.
Parabéns aos que fazem a Escola São Bernardo em Forquilha pelos trabalhos ao longo do tempo desenvolvidos e por iniciativas como esta citada que certamente deu a este período de aulas a distância um significado bonito e produtivo.