Conheçam o incrível projeto Robótica Sucational, criado pelo professor de matemática da escola municipal Pedro Carnauba, de Viçosa (AL), João Paulo Falcão. O projeto existe desde 2017, e todo o lixo eletrônico descartado, como celulares, baterias, fones, fios, entre outros, é matéria-prima desta importante lição de transformação!
“O projeto é simples, mas é efetivo. Esse lixo é transformado em ciência pelos estudantes. Dou as ideias, e são eles que criam. E esse é o objetivo do projeto, incentivar esses alunos a pesquisar e estudar ciência”, disse o professor.
O Robótica Sucational surgiu também com a proposta de dinamizar as aulas e motivar os alunos.
“Hoje temos mais de 750 estudantes impactados diretamente com o projeto, já coletamos mais 1800 quilos de resíduos eletrônicos e temos 7 pontos de coleta distribuídos em pontos estratégicos e coletamos uma mês por mês”, explicou João Paulo.
O projeto acontece numa pequena sala de aula. Além de ensinar conceitos de eletrônica e robótica, o projeto também ensina sobre reciclagem e sustentabilidade, além, é claro, de motivar os alunos.
“Há também uma estreita relação com os conteúdos tradicionais, como por exemplo, geometria, operações, conjuntos números, circunferência, entre outros”, contou o professor.
A vontade do educador, que há 12 anos atua na edução, é ter um Laboratório Maker e levar futuramente o projeto para a comunidade.
“Todos devem conhecer e ter condições de fazer e por a mão na massa! Me sinto realizado pessoalmente e profissionalmente. Quero que um dia, pelo menos um aluno, consiga vencer, consiga um espaço na vida profissional pelos conhecimentos adquiridos durante o projeto”, relatou emocionado.
Com a reutilização dos resíduos eletrônicos, o projeto também promove sustentabilidade, já que o descarte incorreto deste lixo prejudica o meio ambiente e a nossa própria saúde.
O projeto serve de grande exemplo para outras escolas, já que o Brasil é o país com maior descarte de lixo eletrônico da América Latina.