É sabido que quando mais tempo o aluno fica nas dependências das Escolas desenvolvendo as mais diversas aprendizagens torna-se bem maior a perspectiva de êxito e de aprendizagens significativas.
O governo municipal de Aracati na gestão Bismarck Costa Lima Pinheiro Maia tem feito uma verdadeira revolução no que consiste a melhoria das estruturas das Escolas, sendo construídas algumas e reformadas em quase a totalidade muitas outras.
Entretanto para além das estruturas físicas, existe a preocupação com outras variantes bem importantes para a melhor educação, dentre elas pode-se citar a aquisição de tablets, com uma média de um tablet para quatro alunos e em pouco tempo o compromisso de um para cada um, cite-se as lousas digitais que tem dado um suporte magnifico para aulas criativas, inclusive na aquisição de saberes de língua estrangeira, como o Inglês que em muitas escolas são ensinados com o uso das citadas lousas.
É belo chegar em algumas escolas e perceber o uso destas tecnologias em aulas bem elaboradas e dentro do que os educadores recebem nas muitas formações feitas pelo Núcleo Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação.
Nesta semana começou o Programa Novo Mais Educação (PNME) que tem como principais finalidades:
Alfabetização, ampliação do letramento e melhoria do desempenho em Língua Portuguesa e Matemática das crianças e dos adolescentes, por meio de acompanhamento pedagógico específico;
Redução do abandono, da reprovação, da distorção idade/ano, mediante a implementação de ações pedagógicas para melhoria do rendimento e desempenho escolar;
Melhoria dos resultados de aprendizagem do ensino fundamental, nos anos iniciais e finais;
Ampliação do período de permanência dos alunos na escola.
Na Terra dos Bons Ventos serão 1.192 alunos do terceiro ao nono ano, em 110 oficinas, divididos em 520 turmas atendidas.
Como estratégia educativa, o PNME possibilita a ampliação de tempos e espaços escolares, além de oportunidades educacionais uma vez que investe no acompanhamento pedagógico de crianças e adolescentes, visando a erradicação do fracasso escolar. Nesse sentido, é preciso que o trabalho desenvolvido esteja em sintonia com o Projeto Político Pedagógico da escola. Isso significa que, embora as ações sejam desenvolvidas por mediadores e facilitadores, estas devem estar articuladas com outras ações educativas. Assim, faz-se necessário que o Programa esteja sob a responsabilidade de um articulador que será o elo entre as atividades formais e as atividades do PNME, tendo como referência o Projeto Político-Pedagógico construído pela escola.
A servidora da Secretaria Municipal de Educação, Professora Francisca Helenice (Quinha) está com a missão de coordenar esta ação em toda rede de escolas públicas municipais.
Que esta nova ação educacional em prol da melhoria da aprendizagem dos alunos das escolas públicas municipais possa trazer grandes e saborosos frutos.
Abaixo um quadro com as OFICINAS que serão desenvolvidas:
ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO – LÍNGUA PORTUGUESA |
ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO – MATEMÁTICA |
PINTURA |
DANÇA |
INICIAÇÃO MUSICAL/BANDA/CANTO/CORAL |
FUTSAL |
BASQUETE |
CAPOEIRA |
COMUNICAÇÃO E CULTURA DIGITAL |
HANDEBOL |
ARTESANATO |
FUTEBOL |
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL |
LEITURA |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
TÊNIS DE MESA |
RECREAÇÃO |
TAEKWONDO |
VOLEIBOL |
TEATRO/PRÁTICA CIRCENSES |