(Foto: Francisco Sena Garcia)
A Escola Vilani Pereira é uma das Escolas da Rede Pública do Município de Aracati, fica na comunidade quilombola de Córrego das Ubaranas, neste dia 20 de Novembro fez com seus alunos um belo momento alusivo ao Dia da Consciência Negra.
Aquela comunidade de resistência estava representada pela líder Ana, bisneta de escravos que fez questão de contar muitas histórias para as crianças que ouvira de seus ancestrais.
A diretora da Escola Apolinário Joaquim Monteiro do Córrego do Retiro que funciona como Escola Mãe da Escola Vilani Pereira ali estava para levar sua mensagem de entusiasmo aos alunos, bem como a professora responsável pela Escola, Elisabete.
Foi lindo ver o envolvimento de todos com as memórias ali existentes, cujas é visível em cada gesto ou ação desenvolvida.
A Escola Vilani Pereira nesta data demonstra a importância de contextualizar a educação fazendo com que educandos ousem ir para além das aprendizagens dos múltiplos saberes e resgatar suas raízes tão importantes para que se mantenham com os pés fincados na história de sua gente.
A Escola procurou fazer do momento um resgate a luta dos escravos em prol da liberdade, ressaltando a figura de ZUMBI DOS PALMARES, mas também do grande DRAGÃO DO MAR, o Chico da Matilde, um libertário de nossas terras.
Entre o gingado dos capoeiristas, as músicas de resistência negra que tocavam e as comidas típicas dos que foram trazidos da Mãe Africa, a Escola fez uma linda ação.
Segundo o jornalista Luiz Neto Aquilombar é Resistir. Ele diz que a missão dos quilombolas é despertar a Nação Negra existente em cada um, filhas, filhos, netas, netos, tatarenetas e tataranetos da Mãe África, irmãos e irmãs do Rei Zumbi. É o Grande Encontro. A história dos quilombolas está viva. Os negros estão vivos graças ao Amor pela vida e a força que os levam para a frente rumo a construção de um mundo livre.
Parabéns a Escola Vilani Pereira!
Viva a Consciência Negra que vimos hoje em tantas crianças.
Viva a Comunidade Quilombola de Córrego das Ubaranas que sonha e luta!