O Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) é uma avaliação externa em larga escala que avalia as competências e habilidades dos alunos do ensino fundamental e do ensino médio, em língua portuguesa e matemática. Foi implementado em 1992 pelo Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Educação (SEDUC). Atualmente tem o objetivo de promover um ensino de qualidade e equânime para todos os alunos da rede pública do estado.
Realizada de forma censitária e universal, essa avaliação abrange as escolas estaduais e municipais, utilizando testes (eventualmente com itens elaborados pelos professores da rede pública), tendo como orientação os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do Ministério da Educação (MEC) e os Referenciais Curriculares Básicos (RCB) da Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC. São aplicados, também, questionários contextuais, investigando dados socioeconômicos e hábitos de estudo dos alunos, perfil e prática dos professores e diretores. Por considerar a importância da avaliação como instrumento eficaz de gestão, a SEDUC ampliou em 2007 a abrangência do SPAECE, incorporando a avaliação da alfabetização e expandindo a avaliação do ensino médio para as três séries de forma censitária. Desta forma, o SPAECE passou a ter três focos:
· Avaliação da Alfabetização - SPAECE-Alfa (2º ano);
· Avaliação do ensino fundamental (5º e 9º anos) e
· Avaliação do Ensino Médio (1a, 2a e 3a séries).
A Educação Pública Municipal é avaliada nas turmas de 2º, 5º, e 9º, ano dado ser responsabilidade do município o Ensino Fundamental.
Durante todo o ano a Secretaria de Educação oportuniza formações aos seus gestores e em especial aos professores das respectivas turmas visando um melhor aproveitamento dos discentes nas avaliações externas.
Pensando em sensibilizar a todos os envolvidos para as avaliações que se aproximam foi idealizado o DIA “D” de sensibilização, onde as escolas fora da sede realizaram as ações dentro de suas comunidades e as Escolas da Sede fizeram juntas uma ação coletiva que teve dois momentos, o primeiro deles, uma caminhada pelas ruas da cidade com muita animação e conscientização da população e uma Gincana realizada na Praça das Carnaúbas com a participação das comunidades educativas das oito Escolas da sede que serão avaliadas.
A Secretária de Educação Theresa Zaranza falou para todos os presentes da importância daquele momento e deixou claro a importância de nestes dias que restam para a realização das avaliações todos se darem as mãos para que possam juntos trilhar a estrada do sucesso.
A Gerente PAIC da Secretaria Municipal de Educação Danielle Barbosa demonstrava enorme felicidade em ver na prática uma ideia por ela pensada para que todo o município trabalhasse de uma forma única o SPAECE 2018.
Foi muito gratificante ver a participação de todos os atores, inclusive das famílias que se fizeram presentes, inclusive dando mensagem de incentivo e entusiasmo aos alunos que se submeterão as avaliações.
A Arena da Praça das Carnaúbas ficou pequena para tantos presentes que ali vivenciaram naquela tarde um momento magnífico de fortalecimento das práticas de sala de aula.
É visível em cada momento no chão das nossas escolas o quanto existe de envolvimento de todos e é certo que com um bom plantio sendo feito haverá de chegar uma bela colheita.
Que esta colheita seja VERDE como é a ESPERANÇA de todos.