Um médico que batalhou para vencer um linfoma, tipo de câncer que atinge o sistema linfático, na adolescência, hoje, cuida de crianças que lutam para vencer sua própria batalha contra a doença.
Como alguém que conhece as dores do tratamento, ele sabe a maneira certa de cuidar das crianças: empatia, paciência e atenção vêm antes dos medicamentos que o médico pediatra Hugo Martins Oliveira prescreve para esses pequenos guerreiros e guerreiras.
Hugo queria ser atleta de futebol profissional quando era garoto. Os planos mudaram durante o tratamento do linfoma na adolescência. Foi como se Hugo precisasse passar por essa provação para descobrir sua vocação de cuidar dos pequenos.
E olha que bacana: Hugo é companheiro de trabalho da médica que fez parte da equipe responsável pelo tratamento dele. Flora Watanabe, chefe do centro de Oncologia do hospital, elogia a dedicação e o profissionalismo de quem um dia foi seu paciente.
“Ele é brilhante, muito dedicado, estudioso e interessado. E alegre, brinca com todo mundo, conquista todos os pacientes e familiares. Acho que a experiência de estar do outro lado, como paciente, ele aplica com seus pacientes”, afirma a médica.
O sonho de ser médico teve o apoio da família desde o início – não seria diferente pelas razões que fez ele escolher a profissão: cuidar de quem sofre as mesmas dores que ele sofreu 15 anos atrás. Dores que foram curadas por profissionais afetuosos e atenciosos, em quem Hugo inspira-se todos os dias.
“Foi a energia que me motivou chegar até aqui. Acaba sendo para mim até hoje. Isso resgata os valores sinceros da vida, que são o amor, afeto, carinho. Isso torna o ambiente [de trabalho] mais leve e agradável”, finaliza o médico.
Assista à reportagem: