A Terra dos Bons Ventos conta com 39 Escolas de Fundamental, a Escola Auxiliadora é uma delas, está situada no coração da cidade, ao lado da Igreja dos Prazeres e da mais antiga Escola Pública Estadual, a Escola de Ensino Médio Barão de Aracati.
Ao longo do tempo esta Escola Pública Municipal tem desenvolvido grandes projetos, o que tem feito com que os pais sintam-se a cada dia mais felizes com a educação ali desenvolvida em um trabalho colegiado entre gestão, professores e servidores.
Hoje, a Escola Auxiliadora conta com 298 alunos em dois turnos, manhã e tarde, sua gestão é feita pelas professoras Lucioneide Gondim (mais conhecida como Totó) e a Erotides Barbosa que exerce as funções de Coordenadora Pedagógica.
Na última sexta-feira por ocasião do encerramento do mês do Folclore, a professora Adriana com 45 alunos do quinto ano realizou a culminância do Projeto Literatura de Cordel em Sala de Aula.
O estímulo ao encontro com as nossas tradições literárias já seria uma grande alegria, e mais alegre ficamos ao saber que todos os cordéis foram confeccionados pelas crianças, os textos e as gravuras, cada um sobre um tema específico, onde cada um aluno teve a oportunidade de apresentar seu Cordel e depois deixá-los expostos durante o recreio para que todos pudessem ler e conhecer a forma que foram produzidos.
É muito rica e diversificada a produção cultural de um povo; mas o nordestino é especial. No entanto, talvez o nosso maior problema seja a não valorização daquilo que temos. É mais propício aceitar o que a mídia propõe do que explorar o que está em nosso dia-a-dia.
A literatura de cordel é exatamente isso – cultura popular.
Quando vemos uma Escola incentivar esta produção baseada nas existências de cada um dos seus alunos é estímulo para acreditar sempre que podemos nos reinventar e manter a nossa essência.
Nossa Rádio do Bem parabeniza a toda a Escola e para dizer de uma forma ainda mais clara o quanto ficou feliz com o Projeto assume o compromisso de trazer o Mestre Stelio Torquato Lima que esteve recentemente na BIENAL DO LIVRO em São Paulo e teve três obras selecionadas no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), programa do governo federal brasileiro que tem por objetivo oferecer livros às escolas públicas dos ensinos fundamental e médio, este Mestre do Cordel está se especializando a cada dia em traduzir os clássicos da literatura universal para a linguagem do cordel e vai presentear a Escola e as crianças com um pedaço do seu tempo para apresentar a linda obra, O Pequeno Príncipe em Cordel.
Vida longa aos professores que se permitem sonhar!
Parabéns Escola Auxiliadora, a ação desenvolvida trouxe a certeza que sempre podemos mais, pois, em cada uma das nossas crianças existe um mundo de capacidades que precisam ser a cada dia estimuladas, vocês foram mais que vencedores em fazê-los acreditar e hoje podem se regozijar pelo resultado da ação.