Cerca de 5 milhões de reais. Essa é a quantia que o empresário gaúcho Mauricio Gehlen tirou do próprio bolso para criar um espaço recreativo para idosos na cidade de Paranavaí (PR), que atende gratuitamente 600 velhinhos acima de 60 anos.
A inauguração do local aconteceu no dia 14 de abril. O Instituto Mauricio Gehlen (IMG) oferece atividades educativas, oficinas e cursos (computação, culinária, artesanato e dança), além de uma sala de jogos, vôlei, ginástica, alongamento, pilates, musculação e - ufa! - hidroginástica.
E tem mais coisa boa: para a caminhada dos velhinhos, foi construída uma pista ao redor de um jardim em estilo japonês, com flores, árvores e um lago com carpas, segundo informações do Diário RS.
A inspiração para criar o espaço veio de uma viagem que o empresário fez ao Japão em 2013, onde conheceu entidades de amparo ao idoso. É também uma homenagem aos pais de Mauricio, mortos em 2004, em um acidente de carro. Como os pais já não estão mais neste plano, ele dará atenção a outros velhinhos.
Mauricio afirma que o IMG adota uma gestão empresarial, com metas, assim como qualquer empresa. Para circular no Instituto, por exemplo, todos deverão usar crachás - uma maneira dos familiares localizarem facilmente o parente idoso - e 42 câmeras monitoram o espaço.
O investimento no espaço - surpreendente, sem dúvida! - é menos importante do que o retorno social que ele irá dar num futuro não muito distante, garante o empresário do ramo de alimentos, nascido em Sarandi (RS). A valorização e socialização dos velhinhos são suas maiores preocupações e principais metas do Instituto.