Muitos heróis anônimos estão fazendo a diferença em nosso país e, nada mais justo que compartilharmos com vocês quem são essas pessoas.
Uma foto postada pela carioca, Van Novaes ganhou muita repercussão nas redes sociais, pois ela registrou o momento em que um professor estava dando aulas particulares para quem quisesse, em uma praça, no bairro do Botafogo, Rio de Janeiro.
O local escolhido foi a Praça Compositor Mauro Duarte e, mesmo debaixo do sol e do calor do verão carioca, este senhor, que é professor de física e matemática, resolveu oferecer seus serviços, tirando as dúvidas de quem precisasse.
Silvério Morón tem 63 anos e é formado em Engenharia. Ele trabalhou 2 anos como engenheiro, 25 como comerciante e, há 14 dá aulas particulares, paixão que descobriu quando tinha 49 anos. Seu amor por lecionar é tão grande, que ele conseguiu fazer uma reserva financeira para que pudesse se dedicar também a quem não tem condições de pagar pelas aulas particulares.
Agora, de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h seu horário é reservado para o trabalho voluntário, na famosa praça do Rio de Janeiro.
Ele se propõe a ensinar desde os iniciantes até quem possui dúvidas mais complexas, como é o caso de Márcio Almeida da Silva Júnior, que cursa o primeiro semestre de Engenharia Mecânica e estava com tantas dificuldades que pensava seriamente em trancar a faculdade. Foi quando ele teve a sorte de conhecer o dedicado professor, que prometeu que o ajudaria até que ele se formasse, sem cobrar nada.
Silvério deixa claro que para ajudar alguém basta conhecimento e boa vontade: "Já pensou se aparecem mil pessoas com o mesmo pensamento que eu? Você acredita que alguém passe 60 anos sem aprender nada na vida?"
De fato, esta é uma atitude que nos deixa orgulhosos e esperançosos e, que certamente já ajudou a vida de muitos estudantes, como este que quase largou a faculdade: "Eu não ia mais para a faculdade a partir daquele dia. Já tinha falado com meu pai e minha mãe. Foi uma luz no meu caminho".
Veja aqui embaixo a publicação original de Van:
Foto: reprodução Facebook / Van Novaes