Lacres de latinhas de refrigerantes, sucos e outras bebidas, como cervejas e chás gelados, pouco chamam nossa atenção no dia a dia. Na maioria das vezes, os jogamos fora sem nem pensar muito a respeito. Mas a verdade é que, sem querer, estamos descartando algo que pode mudar a vida de muitas pessoas.
Já ouviu falar na iniciativa Lacre Amigo? Ela troca os lacres de latinhas por cadeiras de rodas. Para fazer a troca é necessário juntar 100 garrafas PET de 2 litros cheias dos feches de alumínio (o que dá cerca de 30 mil lacres). O projeto é mantido pela Arteris, companhia do setor de concessão de rodovias no Brasil, em parceria com cooperativas que garantem a reciclagem adequada dos lacres de alumínio.
Para aqueles que querem ajudar a causa, a empresa instalou postos de coleta nos Estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, em que podem ser depositados os lacres das latinhas - em vez de descartá-los no lixo comum ou mesmo na lixeira de recicláveis. Pessoas interessadas de outros Estados do Brasil também podem ajudar o projeto pela internet.
As cadeiras de rodas conquistadas por meio dos lacres juntados nestes postos de coleta vão, principalmente, para idosos em situação de vulnerabilidade social que vivem em asilos localizados nas cidades onde a companhia atua. Em relatos emocionados no site, os velhinhos expressam grande felicidade ao receber as cadeiras. Vale a pena conferir!
Incentivo à reciclagem + ajuda a quem precisa? Nós amamos!
Leia mais em The Greenest Post.