Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Encontre o que deseja

NO AR

TOCA TUDO

    Brasil

Juíza perdoa dívida de pai que largou tudo para cuidar da saúde do filho

Uma decisão inédita na Justiça do País!

Publicada em 17/01/18 as 09:22h por Razões para Acreditar - 519 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Programa Via Legal)

A juíza Anne Karina Stipp Amador da Costa, titular da Vara do Sistema Financeiro de Habitação de Curitiba, perdoou a dívida de um pai, então mutuário da Caixa Econômica Federal (CEF), que largou tudo para tentar salvar a vida do filho que sofre de uma doença rara.

A dívida de Adolfo Guide com a Caixa Econômica Federal foi paga com os valores das penas pecuniárias da Vara Criminal de Curitiba. Formado em engenharia mecânica, Guide abdicou da profissão em 2001, quando descobriu a doença de seu filho, Vitor Guide.

O rapaz possui uma doença chamada Gangliosidose Gm1, caracterizada pela falta de uma enzima fundamental para a reposição de células cerebrais.

Enquanto o pai buscava uma cura para a doença, as prestações da casa, cerca de R$ 500, foram se acumulando. Depois de encontrar uma maneira para controlar o problema, Adolfo tentou voltar para o mercado de trabalho, mas não teve sucesso.

"Não me arrependo do que fiz. Conseguimos salvar o Vitor, que é o único no mundo a superar os 11 de vida com essa doença", disse a juíza.  Adolfo voltou a trabalhar por conta própria, em uma oficina improvisada no espaço em frente à sua casa, onde mora desde 1996.

Sensibilizada com a história do pai que se endividou por um bem maior, a juíza Anne Karina encaminhou um ofício para a Vara Criminal de Curitiba, solicitando a utilização de recursos do órgão para possibilitar uma conciliação no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação.

Após um longo processo, que envolveu juízes federais, Ministério Público Federal, conciliadores e procuradores da CEF, foram disponibilizados valores decorrentes de depósito de prestações pecuniárias e suspensão condicional da pena - valores pagos por pessoas condenadas na Justiça - para a quitação da dívida de R$ 48, 5 mil.

"É um caso excepcional. Sentimos que ele não teria outra alternativa para quitar a dívida. Ele abriu mão da carreira profissional para cuidar do filho. Como ele também trabalha com a oficina mecânica, se perdesse o imóvel, além da moradia, perderia também sua fonte de renda."

Anne Karina afirmou que a conclusão do caso abre precedentes para que outros processos que envolvam peculiaridades parecidas também tenham o mesmo desfecho.

O caso aconteceu em 2010, mas ganhou repercussão nacional recentemente, depois que o vídeo de uma reportagem sobre o caso foi compartilhado no Facebook. O vídeo já tem mais de 1 milhão de visualizações e mais de 53 mil compartilhamentos. Confira:

Com informações do Tribuna do Paraná




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Visitas: 1606096 | Usuários Online: 5

Venha fazer parte da Rádio do Bem, junte-se a nós na missão de semear a Paz e o Bem pelo Planeta. - Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!