Cartagena é um dos destinos turísticos mais procurados na Colômbia, por turistas do mundo inteiro. Abraçada pelo mar do Caribe, a cidade é famosa pelas suas águas em tons cromáticos e pelo seu Centro Histórico, com edifícios coloniais e coloridos.
Mas, por trás de tanta beleza, existe muita desigualdade. A poucos quilômetros da zona turística, a taxa de desemprego e a violência, somada ao ensino precário e edifícios caindo aos pedaços, dão contornos trágicos a esse 'sonho tropical'.
Foi diante dessa paisagem desigual, que o casal de australianos Vanessa Brettell e Tom Navakas decidiram criar o Cafe Stepping Stone, em março deste ano, após Vanessa visitar o lugar e ficar chocada com a desigualdade entre o que ela chama de 'duas Cartagenas'. O estabelecimento só contrata pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social, da área pobre da cidade.
Os funcionários têm aulas de inglês e aprendem a preparar cafés e coquetéis, cozinhar, entre outras habilidades do serviço de garçom, de nível internacional. O projeto conta com o apoio da Fundación por la Educación Multidimensional, uma organização que trabalha em prol do empoderamento de comunidades indígenas e afro na região.
Uma vez que os funcionários desenvolveram essas habilidades, Vanessa, Tom e a outra australiana que se juntou ao projeto, Hannah, dão todo o suporte para que eles consigam um novo emprego: ajudam a fazer seu currículo e na preparação para a entrevista. "Esperamos dar a eles uma base sólida, e a confiança para conseguir empregos que de outra maneira não poderiam pensar que fossem capazes de fazer", disse Vanessa ao jornal El Tiempo. O treinamento para o novo emprego leva de 3 a 6 meses, conforme a evolução de cada funcionário.
Atualmente, o Cafe Stepping Stone possui seis funcionários: três homens e três mulheres, de ascendência indígena e africana. Uma das mulheres, Heidy, é mãe solo de 3 filhos, com apenas 25 anos. Ela teve uma infância pobre, sua avó a forçava a vender mercadorias na rua desde muito nova. As outras duas mulheres também são mães e, até o Cafe Stepping Stone abrir as portas, dependiam economicamente dos seus maridos.
O lugar parece ser bem gostosinho e o menu, de dar água na boca:
Fotos: Reprodução / Instagram