Seus pais incorporaram ao seu nome Marcos, o Alberto, que é o nome do seu pai, um grande líder comunitário, um homem do sertão que migrou para a capital de todos os cearenses e ali construiu a bela família e outra família maior ainda, a dos incontáveis amigos.
Porém, esse texto não vai tecer comentário sobre o grande Alberto, ele visa falar do primeiro dos seus filhos, o Marcos que significa GUERREIRO, em tempo, esse é o guerreiro mais pacifista que conheço, é o guerreiro da Paz, da Justiça e acima de tudo do Amor.
Desde a mais tenra idade demonstrava aptidões impressionantes pelo mundo das imagens, das fotografias, muito provavelmente por ter herdado do pai através do exemplo, pois era o grande retratista do bairro Mata Galinha, depois Boa Vista e hoje Castelão, sem falar que era o único retratista do sertão. Acho que ninguém de Aroeiras/Medeiros tem uma foto da década de 60 ou 70 que não tenha saído das lentes de Alberto, o filho do Antônio Barros. Hoje, Marcos Vieira é o Mestre das Imagens, o homem que tira de algo que parece comum uma beleza que inunda os nossos olhos de magia.
O tempo foi passando e o menino inteligente e talentoso foi buscando seus espaços, um após outro, vieram às conquistas educacionais, sempre ascendentes, foi para um caminho que não poderia ser diferente, foi estudar a relação entre as pessoas e as comunidades, era ele, era a essência de alguém que sempre se alimentou de pessoas, de suas histórias, de suas lutas, em especial, das pessoas mais simples.
Mais tarde veio a dedicar-se de uma forma extraordinária as questões relacionadas à Mãe Terra, ao Ambiente inteiro, as preservações necessárias, a sustentabilidade sonhada.
Faz tempo ele exerce a mais nobre das missões, o ser Professor, o mais marcante de tudo, carregando uma enorme quantidade de amizade, afeto e carinho dos seus alunos. Aquela máxima de que toda unanimidade é burra, parece não valer no que diz respeito ao carinho que os alunos e ex-alunos de Marcos Vieira sentem por ele.
Marcos Vieira é uma das pessoas mais apaixonada que conheço pelo município de Aracati, ele sente na pele e no coração a memória viva de nossa Terra dos Bons Ventos e nutre imenso respeito por tudo que pareça a nossa história, chega a ser exemplo para alguns que nessa terra abençoada nasceram e para nossa tristeza não aprenderam a amá-la como deveriam.
A vida que se renova lhe deu família, lhe deu filhos, e trouxe para produzir ainda mais significados a ela, uma pessoa cheia de encantos, magia e de uma luz fantástica, a nossa amada Andrea Melo, hoje eles constituíram pelas bênçãos de uma linda celebração realizada na Igreja Matriz de Aracati uma só família.
Nesse dia que o amigo irmão renova o contrato com a existência ao celebrar mais um aniversário apresento-lhe os meus maiores sentimentos e votos de uma vida plena e feliz com muitas conquistas, as quais, na maioria das vezes não são para ele, mas para o planetinha Azul e em especial pelo seu ARACATI tão amado.
Posso assegurar que este abraço é também de muitos aracatienses que aprenderam ao longo do tempo a querer bem esse amigo e torcem para que as CARTAS DO DESTINO possam outra vez trazê-lo de volta ao nosso convívio, pois está perto de pessoas especiais e cheias de valores faz com que melhoremos também.
Feliz Aniversário!