Uma empresa no Japão teve uma ideia criativa para motivar seus funcionários a pararem de fumar. A Piala Inc., ofereceu aos funcionários não fumantes, seis dias extras de férias por ano.
Esta nova política, introduzida em setembro, tem como objetivo compensar as pausas que os fumantes fazem. Eles gastam cerca de 15 minutos cada um.
"Alguém não-fumante colocou uma mensagem na caixa de sugestões da empresa no início do ano, dizendo que as pausas estavam causando problemas", disse Hirotaka Matsushima, porta-voz da empresa.
"Nosso CEO viu o comentário e concordou, então estamos dando aos não-fumantes tempo extra para compensar", concluiu.
A sede da empresa está no 29º andar de um prédio comercial em Ebisu, Tóquio. Qualquer um que desejasse um cigarro tinha que ir para o térreo, gastando cerca de 15 minutos em cada viagem.
Pelo menos 30 dos 120 funcionários da empresa já aproveitaram o benefício, e de acordo com a empresa, a iniciativa também encorajou pelo menos quatro pessoas a pararem com o hábito de fumar.
"Espero encorajar os funcionários a pararem de fumar através de incentivos, em vez de penalidades", disse o CEO da Piala Inc, Takao Asuka.