"Todos cantam sua terra,
Também vou cantar a minha,
Nas débeis cordas da lira
Hei de fazê-la rainha;
— Hei de dar-lhe a realeza
Nesse trono de beleza
Em que a mão da natureza
Esmerou-se em quanto tinha. "
A primeira estrofe do poema Minha Terra de Casimiro de Abreu aduz a razão de produzir um CD com registros em áudios das maravilhas que contam e cantam a história da Terra dos Bons Ventos.
Fazia tempo que em conversas com artistas locais era discutida a importância de se colocar em um material só as muitas canções de ontem e de hoje que retratam o ARACATI com sua história magnífica.
Netinho Ponciano um desses aracatienses maravilhosos além de preservar a memória da sua terra em fotografias espetaculares conseguidas em décadas de pesquisa e restauração também é possuidor de uma grande variedade de canções as quais ele intitulou VOZES DO ARACATI, a partir dessas canções foi pensado o CD CANÇÕES DOS BONS VENTOS.
Porém, uma terra com a dimensão desse pedacinho do chão fora cantada também por outros artistas que não nascidos no ARACATI o levam em seus corações, daí vieram somar nesse registro em áudio o Mestre Calé Alencar com duas canções, uma que homenageia o Chico do Matilde, o nosso filho ilustre pela liberdade, Dragão do Mar. Colocou ainda outra canção sobre a famosíssima Canoa Quebrada. Das bandas do Limoeiro do Norte surge o generoso Eugênio Leandro cantando a espera do Vento Aracati sobre aquelas paragens bucólicas. Agamenom Violeiro, aquele que leva o Aracati no coração colocou duas belas canções: Carnaval do Mela Mela que retrata o já famoso Carnaval do Aracati e Xote do Aracati uma maravilha gostosa de se ouvir e de sentir a terrinha mais perto. Nessa onda de pessoas queridas surge alguém novo a todos nós,o David Ávila que canta um Reggae doce e alegre chamado ARACATI (Bem por Aí), trazido pelo vento Aracati participa do CD o acadêmico de letras do município Tony Morais com o seu Samba de Aracati.
Outro momento marcante desse trabalho é a gravação de duas canções do grande Antônio Gonzaga, um compositor aracatiense com mais de 200 canções gravadas por nomes de expressão da música popular, um cidadão aracatiense encantador que morou mais de 40 anos na Cidade Maravilhosa convivendo com grandes artistas, dentre eles a fantástica Ângela Maria, da qual, faz questão de mostrar a todos que chegam a sua casa acolhedora as fotos desse momento que eternizou na memória. Foram gravadas Aracati acolhedora e Meu querido Aracati, duas canções bem populares que certamente tocarão o coração de todos.
Foram resgatadas nesse CD algumas canções históricas como o muito conhecido Baião do Aracati de Geraldo Figueiredo na voz de Naldo Ponciano, a sempre bela composição de uma linda irmã de caridade que muito contribuiu para a Terra dos Bons Ventos, a Irmã Dijesu Pinto que aqui compôs a linda canção Meu Aracati que fora gravada na voz doce e suave de Rosângela Ponciano, a mesma que emprestou sua voz para gravar o lindo Hino do Aracati com o piano de Netinho Ponciano, uma beleza só para a encantadora letra de Maria de Fátima Oliveira.
A nova geração se faz presente no frevo Aracati do Maestro Anderson Sabiá, na Musa dos Ventos, uma linda canção do compositor local Betto Lins que canta em dueto com Melka Rodrigues e na linda Rara Beleza de Fávio Módena e Janailson Alves.
Dentre os resgates que o CD Canções dos Bons Ventos faz, três deles são especiais, um retrata o início do novo ciclo do Carnaval com o Trio Lazarão, quem não lembra do refrão: "Você, você, você que vem brincar o carnaval aqui no Aracati..." Também fora gravada uma outra composição que estava no mesmo LP chamada Eu vou voltar para o meu Aracati. A outra canção resgatada torna-se ainda mais especial pois trás Netinho Ponciano cantando, o que é muito raro, a canção Recomeçar, de autoria de Dé que venceu o Festival da Canção no ano de 1974.
O CD fecha com o Hino a Padroeira Nossa Senhora do Rosário, uma composição de quem não sabemos a autoria e é cantada de uma forma linda pela professora Maurinha Silva.
Para fechar o CD ainda temos duas gravações instrumentais com o violão mágico de Netinho Ponciano, que coloca o Baião do Aracati e o Hino do Aracati ao som do seu violão mágico que dialoga lindamente com os ouvidos apurados.
Esse CD além de ser um belo registro da nossa história é um produto que chega com a missão de auxiliar os mais necessitados, toda a renda dele será utilizada para a compra de CESTAS BÁSICAS que serão destinadas aos nossos irmãos menos favorecidos no NATAL DO AMOR desse ano, a XVI edição dessa ação que começou em 2002 e, a cada Natal leva um pouco de alegria a lares desprovidos de bens materiais, porém, repletos de gratidão e calor humano.
As vendas estão sendo feitas na Banca de Revistas O CARLOS, no Mercado Novo e pelo Facebook da Rádio do Bem.
https://www.facebook.com/radiodobem2013
Também podem ser comprados pelos telefones:
(88) 9 9667 8610 ou (88) 3421 - 5363
Ou ainda pelo WhatsApp: (88) 9 9475 7536
Valor do CD - R$ 10,00