O pequeno Liam Mcgourty, de 10 anos, nasceu com uma forma rara de distrofia muscular. Conforme foi crescendo, ele precisou usar uma cadeira de rodas. Mas, a limitação motora não é motivo para choro nem tristeza.
Ele carinhosamente chama sua cadeira de rodas de "Green Monster" ("Monstro Verde", em português). "Minha cor favorita é verde".
Liam esteve recentemente na Golden Opportunities For Independence's, uma entidade que treina cães para ajudar pessoas com algum tipo de deficiência, esperando receber um golden retrivier que cresceria para se tornar seu cão de serviço.
A tutora da cachorra Bridget, Pauline Hoegler, ficou surpresa com a ninhada de 10 filhotes, especialmente porque um deles tinha uma coloração esverdeada. "Liguei para Kristen e Jeff e disse que tínhamos um cachorrinho para Liam, e aconteceu de ser verde", lembra Pauline.
O menino ficou extasiado quando viu o cãozinho, que ele chamou de Fenway. Suspeita-se que a cor verde limão veio da bile de sua mãe, que se infiltrou na bolsa e escorreu no pelo de Fenway. A cor verde já desapareceu, mas Liam está lidando bem com isso.
"Acho incrível que ele foi verde uma vez", afirmou Liam. "Quando o vi pela primeira vez, me senti feliz".
Fenway está sendo treinado para ser o "cão de serviço" de Liam e, assim, compensar algumas habilidades que ele está perdendo à medida que a doença avança. "Será como um amigo para mim", disse Liam. "Ele é tão fofo".