O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. Ele corresponde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano.
Dependendo do estágio da doença, o tratamento pode consistir em quimioterapia, radioterapia e cirurgia, como a mastectomias.
Para que as mulheres mastectomizadas recuperem sua autoestima, a advogada Fernanda Chahin Bali de Aguiar criou o projeto Mamas do Amor, que doa próteses externas feitas com alpiste e meias de poliamida da cor natural.
"Eu tive que retirar minhas mamas e no lugar delas, foram colocadas próteses internas, mas houve uma infecção, que me forçou também a retirá-las. Ouvi a história, de que nos tempos em que não havia cirurgia para a reconstrução das mamas, muitas mulheres utilizavam próteses externas. Fui pesquisar a respeito e decidi então, fazer as minhas próprias próteses externas, para serem colocadas no sutiã", conta Fernanda em sua página no Facebook.
Fernanda postou um vídeo no Facebook mostrando o passo a passo de como fazer essas mamas:
Leia também: Seios de tricô ajudam a resgatar a autoestima de mulheres após câncer de mama
As próteses de mama podem ser adquiridas pelo email contato@mamasdoamor.com.br com o tamanho do bojo do sutiã, disponível nos tamanhos 40 ao 48.
Para ajudar a iniciativa, você pode doar meias ¾ femininas fio 20 ou 40 e alpiste a serem entregues à Alameda Santos, 2359, CEP: 01419-010, bairro Cerqueira César, São Paulo, com etiqueta escrito: "Projeto Mamas do Amor". Ou ainda por meio de depósito bancário na conta corrente Banco Itau - 9634 c\c 29.459-0
Para saber mais, acesse o site