Professores e alunos passam horas juntos dentro da sala de aula, o que não quer dizer que eles se conheçam. A verdade é que não existe espaço nem tempo para esses momentos no ambiente escolar. Mas, as redes sociais podem diminuir esse distanciamento e fazer da sala de aula um lugar mais saudável para ambos os lados, tanto para o professor quanto para o aluno.
O educador e escritor André Gravata se inspirou na educadora norte-americana Kyle Schwartz, da Escola Elementar Doull. Ela pediu que os alunos completassem a frase: "Eu gostaria que minha professora soubesse…". Os estudantes ficaram à vontade para expressar seus sentimentos e contar suas histórias.
Foto Via
As respostas emocionam: "Eu gostaria que a minha professora soubesse o quanto eu sinto falta do meu pai porque ele foi deportado para o México quanto eu tinha três anos e eu não o vejo há seis anos" ou "Eu gostaria que a minha professora soubesse que não tenho amigos pra brincar comigo".
Gravata fez uma pequena inversão. Ele criou a hashtag #EuGostariaQueMeusAlunosSoubessem e convidou outros professores a postarem nas redes sociais, dizendo o que eles gostariam que seus alunos soubessem.
As respostam revelam aspectos da vida dos professores que desconhecemos completamente. Elas humanizam pessoas que têm um papel fundamental na vida de cada um de nós e que merecem o devido respeito e compreensão. É um exercício de escuta e reflexão da nossa parte. Confira algumas: