Em um mundo onde tanta gente ainda passa fome, apesar de produzirmos comida mais do que suficiente para alimentar a todos, o desperdício anual de alimento parece um dado perverso e sombrio da maneira com que o capitalismo e o dinheiro naturalizam certos horrores cotidianos.
Diante do cenário de desperdício e da população em situação de rua que, faminta, diariamente cruzava a frente do estabelecimento atrás de ajuda, um mercado da cidade de Petrolina, em Pernambuco, decidiu doar diretamente alimentos para quem mais precisa.
O método criado por Maíra Mousinho Amariz e Jackson Moura, donos do mercado, é objetivo e conta com a participação, generosidade e confiança das próprias pessoas: na entrada do local, uma estante oferece pacotes de arroz, feijão, frutas, pão, legumes e verduras disponibilizados gratuitamente. Uma placa informa: "Você está com fome? Pode pegar. Mas pegue apenas o necessário para você, pois tem mais pessoas com fome". Segundo Maíra, tal acordo é sempre rigorosamente cumprido.
Diante do comovente gesto do casal, a generosidade se multiplicou, e alguns clientes passaram também a colaborar para manter a estante sempre cheia. Dessa forma, diariamente os alimentos são oferecidos para quem tem fome, sem abalar os lucros do mercado, e combatendo o desperdício.
Maíra, a dona do supermercado
© fotos: divulgação/reprodução G1