Seu espírito e corpo se comunicam com você de várias maneiras. Uma delas é a linguagem das emoções.
Elas se manifestam em maneiras que podem afetar seu pensamento racional, normalmente, deixando-o confuso por se sentir de certa maneira em dado momento.
Se você aprender a se comunicar consigo mesmo, você vai descobrir que todas as emoções, "boas" ou "ruins", na verdade, estão ali para ajudá-lo.
Elas são como um mapa que lhe mostra o que está fora de alinhamento e onde você precisa prestar mais atenção e logo corrigir.
Não há emoções negativas ou positivas. Na verdade, existem emoções que exigem que você dê um passo para trás e ouça bem, e há emoções que o incentivam a seguir em frente, repleto de energia.
Mas todas essas emoções estão lá para nos ajudar a viver a melhor vida que pudermos ter.
Costumamos evitar emoções "negativas", seja fugindo ou nos distraindo delas. Isso é quando elas se tornam negativas. Tudo que você tem a fazer é abraçá-las e ouvir o que elas têm a dizer. Elas expressam algo que as camadas mais profundas de si mesmo tentam lhe dizer.
Isto é o que cada emoção está tentando lhe dizer:
Amargura: Mostra onde você precisa se curar, onde você ainda está mantendo julgamentos sobre os outros e de você mesmo.
Ressentimento: Mostra onde você está morando no passado e não permite que o presente fique como está no momento.
Desconforto: Mostra que você precisa prestar atenção no agora, naquilo que está acontecendo no presente. Você sente isso porque está sendo dada a oportunidade de mudar, fazer algo diferente do que você normalmente faz.
Raiva: Mostra pelo o que você é apaixonado, onde estão os seus limites e o que você acredita que precisa mudar sobre o mundo.
Decepção: Mostra que você tentou algo, que não cedeu à apatia, e que você ainda se importa.
Culpa: Mostra que você ainda vive a vida nas expectativas de outras pessoas sobre o que você deve ser e fazer.
Vergonha: Você está internalizando as crenças de outras pessoas sobre quem você deveria ser e que precisa se reconectar com si mesmo.
Ansiedade: Mostra que você precisa acordar, agora mesmo, e que você precisa estar presente. Ela mostra que você está preso no passado e vive com medo do futuro.
Tristeza: Mostra a profundidade do seu coração, a profundidade do seu cuidado para os outros e com este mundo, a profundidade dos seus sentimentos.