O estudante de engenharia elétrica Maikon Del Ré Perin, de 25 anos, está desenvolvendo uma cadeira de rodas que pode ser movida pelo movimento dos olhos. A invenção é para seu trabalho de conclusão de curso (TCC), na Universidade de Caxias do Sul (UCS), na Serra Gaúcha.
Segundo informações do qsocial, a cadeira de rodas do "futuro" promete conferir autonomia, especialmente, às pessoas com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) - doença do sistema nervoso que enfraquece os músculos e compromete as funções físicas.
O equipamento funciona em conjunto com uma máscara composta de eletrodos, que captam o sinal elétrico emitido pelos movimentos musculares do globo ocular. Assim, o olhar para cima faz a cadeira se mover para frente e o olhar para baixo provoca sua parada. Enquanto o movimento para os lados gira a cadeira na direção correspondente.
Batizada de eletro-oculografia, a tecnologia foi desenvolvida com o conhecimento que Maikon adquiriu durante um intercâmbio na Universidade de Nevada, em Reno (EUA), através do programa "Ciências Sem Fronteiras", extinto recentemente.
Leia também: Estudante de 16 anos cria cadeira de rodas adaptada para mães passearem com seus bebês
Maikon se formará em breve e acredita que o conhecimento científico deve ser usado para melhorar a vida das pessoas. E sua criação começa a chamar atenção de instituições de ensino internacionais. Porém, para lançar a cadeira no mercado, terá que fazer alguns ajustes e adequá-la a normas internacionais de segurança.
Confira: