Voluntários tiveram uma ótima ideia nesse inverno, que teve sensação térmica de 2ºC na semana passada nas ruas de Brasília.
Eles construíram inicialmente 30 casinhas de papelão para cães de rua e distribuíram em alguns pontos do Distrito Federal. A população viu, gostou, aprendeu como se faz e começou a distribuir casinhas em várias cidades da região. (vídeo mostra como fazer)
Dentro delas são colocados cobertores e do lado de fora, ração e água para os bichinhos.
A idealizadora dessa ideia bonita - e de custo quase zero - é uma estudante de gastronomia que tem apenas 18 anos chamada Juliana Karolyne, de Santa Maria, cidade a 35 km de Brasília.
Ela e mais três amigos - Rebeca, Eduarda e Daniel - criaram um projeto voluntário para fazer as primeiras casinhas e espalhar em áreas do Distrito Federal e Entorno.
Depois que a imagem das casinhas saiu nas redes sociais e na imprensa de Brasília, a ideia se multiplicou.
"A quantidade fugiu do meu controle. Não sei informar [quantas casinhas existem hoje]. Além dos mutirões os voluntários estão fazendo em casa e distribuindo em suas cidades", disse Juliana ao SóNotíciaBoa.
"Já tem casinhas em pontos de Santa Maria, Gama, Valparaíso, Cidade Ocidental, Lago Norte, Ceilândia e Sudoeste", conta a estudante.
Como fazer
Para fazer uma casinha é necessário usar duas caixas de papelão (uma para a base e outra para o teto), cola e fita adesiva.
Os voluntários do projeto "Casinha AUmiga" gravaram um vídeo ensinando passo-a-passo como fazer as casinhas de papelão. (assista abaixo)
Eles postaram o video nas redes sociais, para compartilhar a ideia e beneficiar animais sem lar em todo o Brasil.
As casinhas tem conquistado o coração das pessoas que passam pelos locais, que logo lembram do frio que vem fazendo nas últimas noites e madrugadas nas ruas… e pensam na situação dos bichinhos.