Saiu a íntegra do comunicado do Papa Francisco, para o Dia das Comunicações Sociais, pedindo que a mídia e os jornalistas deem mais notícia boa.
No documento, lido esta semana em Portugal, Francisco convida profissionais da área a comunicar a esperança, rompendo a espiral do medo gerada por "notícias más" e diz:
"Num sistema comunicador onde vigora a lógica de que uma notícia boa não desperta a atenção, e, por conseguinte, não é uma notícia, onde o drama do sofrimento e o mistério do mal facilmente são elevados a espetáculo, podemos ser tentados a anestesiar a consciência ou cair no desespero".
O Papa desafiou os jornalistas do mundo todo a passar de uma lógica de "notícias más" para uma da "notícia boa", rejeitando o sensacionalismo e a exploração dos dramas humanos.
Comunicação construtiva
"Creio que há necessidade de romper o círculo vicioso da angústia e travar a espiral do medo, resultante do hábito de fixar a atenção nas 'notícias más' (guerras, terrorismo, escândalos e todo o tipo de falhanço nas vicissitudes humanas)", disse na mensagem para o 51.º Dia Mundial das Comunicações Sociais.
Francisco pede que todos se empenhem na promoção de uma "comunicação construtiva" que rejeite os preconceitos e promova uma "cultura do encontro".
O Papa propõe um "estilo comunicador aberto e criativo", que não se prontifique a dar "papel de protagonista ao mal", mas procure evidenciar as "possíveis soluções", para inspirar uma abordagem "responsável".
Ele pondera que "não se trata, naturalmente, de promover a desinformação onde seja ignorado o drama do sofrimento, nem de cair num otimismo ingênuo, que não se deixe tocar pelo escândalo do mal".
Vejam esta citação:
"Pessoas que se deixam conduzir pela notícia boa no meio do drama da história, tornando-se como que faróis na escuridão deste mundo…" são pessoas que "…iluminam a rota e abrem novas sendas de confiança e esperança".
A mensagem de Francisco, divulgada esta semana, foi publicada na festa litúrgica de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas, a 24 de janeiro.
O Dia Mundial das Comunicações Sociais é celebrado no domingo que antecede o Pentecostes, que este ano cai no dia 28 de maio.