Neste dia 25/3 comemora-se a Data Magna do Ceará, instituída por lei publicada no Diário Oficial do Estado em dezembro de 2011. A data celebra o marco histórico do fim da escravidão no Ceará, a primeira província brasileira a libertar os escravos, em 25 de março de 1884 - quatro anos antes da abolição da escravatura em todo o Brasil.
Neste dia é bastante reverenciada a figura do Francisco José do Nascimento, o Dragão do Mar, ele nasceu em Canoa Quebrada, Aracati, Ceará, em 1839, e faleceu em Fortaleza, em 1914. Foi nomeado prático da Capitania dos Portos, em 1874. Conviveu com o drama do tráfico negreiro e envolveu-se diretamente na luta pelo abolicionismo.
Uma de suas atitudes heróicas foi o fechamento do Porto de Fortaleza, impedindo o embarque de escravos para outras províncias. Em 1882, sob sua liderança, os jangadeiros cearenses abriram as velas de suas embarcações, na recepção do famoso abolicionista José do Patrocínio. O Dragão do Mar ajudou na libertação de escravos na então província do Ceará, em 1884, quatro anos antes da abolição da escravatura no país.
"No porto do Ceará não se embarcam mais escravos" é a frase atribuída ao Dragão do Mar que se notabilizou para a história. O jangadeiro também é homenageado em uma estátua localizada no piso térreo do Centro Dragão do Mar. Diariamente centenas de cearenses e de turistas se aproximam para registrar uma foto com a estátua, conhecendo também um pouco mais sobre a história de Chico da Matilde.
A Escola Maria Clemente da Silva - Medeiros - Beberibe - CE procura desenvolver uma educação focada em todos os momentos que possam produzir saberes e reflexão, assim sendo, nesta sexta-feira (24/03), coordenado pela professora ANTÔNIA SOUZA, com apoio do Professor MÁRCIO VIRGÍNIO e ajuda de todos os demais membros da comunidade Educativa realizaram o Projeto Diálogos da Abolição, alunos, servidores e professores estiveram unidos para contar esta história, cuja, deve ser contada sempre para jamais ser esquecida e tampouco repetida.
"Liberdade, liberdade abre as asas sobre nós."
Parabéns a Escola Maria Clemente da Silva pela realização de um momento tão significativo para a aprendizagem dos alunos e para a memória da história da Terra da Luz.