Boa noite a todos, alunos, professores, coordenadores, diretores, familiares, enfim, todos. Me permitam pular essa parte, por que o Sheldon me deu pouco mais de 3 minutos. Mas Sheldon, me desculpa, vou passar um pouquinho ta?
Quanta honra falar para vocês. Não sabem o quanto eu fiquei eufórico em poder falar nesta colação, mesmo sem saber o que dizer, mesmo achando que não tenho muita coisa a falar ou acrescentar a vocês nesse dia tão especial. Mas eu tenho que tentar. E essa é minha contribuição para o dia de hoje.
Há pouco mais de 10 anos, eu tinha um grande sonho, do qual alguns aqui já sabem: ser jogador de futebol. Entre tantas opções de futuro, como lecionar e advogar, ser jogador era minha primeira opção. Por contingências da vida, por dificuldade, por pressão familiar, entre tantas outras barreiras, eu desisti. Não por não acreditar em mim, mas por que disseram que aquilo ali não dava futuro e eu deveria estudar. Era muito mais comodo para mim estudar, do que encarar todos os desafios de um mundo do qual eu não estava habituado e provalmente não daria certo: o futebol. Então eu desisti. Segui o que era mais prático na época: entrar na faculdade. Durante algum tempo, poucos anos depois, sem saber o que queria da vida, desgostoso com o curso, eu acordava no meio da noite pensando em como fazer para voltar atrás. Mas aí já era tarde. O tempo, cruel como ele é, não me permitiu uma nova chance, pois já estava velho demais para os gramados. Eu Fracassei. Falhei. Mal cheguei a ir atrás de um dos grandes sonhos da minha vida. Fiquei desorientado. Vaguei por um tempo, morei fora, até entender o que o universo/ou deus/ou a vida tinha preparado para mim. A primeira lição que tirei foi perceber que o tempo é limitado. Da mesma forma que não podia realizar mais aquele sonho, por estar velho demais, outros sonhos não serão realizados se forem deixados para amanhã. Vivemos como se fossemos eternos. Não somos. Vamos morrer em 1, 2,3,5, 10 anos, talvez 20, 30. Mas logo iremos morrer. E quando acontecer, teremos a consciência tranquila de que fomos atrás do que realmente importa? Então, toda vez que me levanto, agradeço por poder ter mais um dia para ir atrás do que amo. Essa experiência me faz buscar, com toda força, com todo entusiasmo, cada novo sonho que passa pela minha fértil imaginação.Segunda lição: Não importa o que os outros digam, pensam. Confie em você, nos seus instintos. Confie em algo superior, seja lá o que isso representa para você. Você pode falhar, claro. Mas se falhar, que seja por algo que realmente valha a pena. Terceira: Não confunda derrota com fracasso, nem vitória com sucesso. A vida dá voltas, e a falha de hoje pode ser a chave para o sucesso de amanhã. Algumas situações só serão compreendidas adiante. È preciso fé, consciência, para saber que os passos de hoje de alguma forma serão explicados no futuro. Não interessa se você não sabe para onde está indo. O importante é mover-se. Seguir em frente.Hoje, me sinto completamente realizado.Hoje conquistei novos sonhos. Lecionar e fazer parte da vida acadêmica de vocês é sem dúvida um deles. Nesses 10 anos,me formei, formei de novo, terminei uma pós, um mestrado, comecei a lecionar, entre tantas outras coisas maravilhosas, tudo por que tive que me readaptar. Rever os meus desejos. Me reconstruir. E isso é a vida. É por isso que ela é tão fascinante. È por que ela te permite, a cada segundo, a cada dia, ser diferente. Mudar, criar, tentar, arriscar.
Bertrand Russel dizia que três paixões simples, mas irresistivelmente grandes, o moviam: O desejo de amar, a busca pelo conhecimento e uma enorme compaixão pelo sofrimento humano. Entre tantas fórmulas e conselhos de vida, este é um que eu procuro seguir. Amar, não apenas o amor conjugal, mas todas as formas de amor, incluindo tolerância e respeito. Ao exercerem suas profissões, não esqueçam de pensar no outro. O sofrimento deles deve doer em você. Preze pela Ètica, além do dinheiro. Dinheiro é fundamental, bom, nos propicia muitos momentos, mas não é tudo. Por fim, a busca pelo conhecimento. Continuem. Tenho certeza que todos vocês, ao recordarem suas vidas antes da faculdade, estão saindo diferentes.
Hoje, mais uma etapa se encerra. Quantas emoções, quantos momentos em um único dia. Lembrarão da cantina,dos slides, dos estresses, dos trabalhos em equipes, congressos, estágios, caronas, almoço na casa do amigo..Algumas blusas e sapatos também deveriam estar colando grau hoje. Uma etapa prazerosa, tenho certeza. Mas também difícil, suada, sacrificante. Poucos hoje recordam que, para chegar ao aplauso hoje, foram anos de luta, de suor, abrindo mão de momentos, falta de apoio, de confiança.. Muitas dessas vezes, sozinhos. Não esqueçam nunca esses tempos de dificuldade. Lembrem-se das suas origens. Dos dias de silêncio, de dor, de desânimo. Eles serão importantes para as suas conquistas futuras. Mas hoje, guerreiros, a batalha acabou. Esta guerra foi vencida. Hoje é dia de comemorar, vibrar. Nós, da FVJ, só temos muito a agradecer. Todo o carinho, paciência, dúvidas, pelas histórias de vida. Por nos fazerem pessoas melhores. Sei que erramos, mas fizemos nosso melhor. Pedimos desculpas se não foi suficiente. Mas fomos o melhor que pudemos. Buscamos, a cada instante, ajuda-los. Ouvi-los. Vocês estão agora saindo de uma faculdade de excelência, uma das melhores do Brasil, reconhecida pelo MEC. Nós nos orgulhamos disso. Mas queremos mais. Queremos ir além, queremos evoluir. Sabendo sempre que A chave da humildade abre qualquer porta.
Nós, professores da faculdade vale do Jaguaribe, torcemos por vocês.Estamos juntos com vocês. Sabemos que estão preparados. Olhem para cada um deles e lembrem: nós acreditamos em vocês. Não deixem que a vida, que isso ou aquilo tirem o foco do que realmente importa. Não deixem que o que está entre as suas orelhas seja o seu pior inimigo. Nada irá adiantar se vocês não se permitirem acreditar. Por que o que você tentar realizar por medo, pressão ou comodidade, pode dar tão errado quanto o que você tentar realizar por seguir seus sonhos. Então, por que não ir atrás do que é correto, do que ama, do que sente? Sigam em frente. Sigam seu coração. Sua Intuição. Acreditem que estão preparados para os desafios à frente. Ouça sua voz interior. Ela provavelmente irá guia-lo aonde quer chegar.É hora de se despedir. De dizer tchau. É hora de novos desafios. Vocês serão os mentores do futuro. Liderem. Deem o exemplo. È hora de colocar em prática tudo o que aprenderam. É hora da libertação. Já dizia mestre Yoda: sempre em movimento o futuro está. De agora em diante, de hoje em diante, é com vocês. Transformem este mundo, esta região, esta cidade. Simplesmente, por que vocês podem. Parabéns a todos! Comemorem, vibrem. Temos orgulho de vocês.Parabéns, Parabéns, Parabéns. Muito Obrigado!