Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Encontre o que deseja

NO AR

SINTONIA SESC SENAC

    Brasil

RECÔNDITOS DA ALMA, para além da história.

Uma visita ao íntimo de cada um.

Publicada em 19/03/17 as 08:00h por Francisco Sena Garcia - 1583 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Irmão Marista Manoel Soares)

Passou o século das grandes navegações, passou o das viagens espaciais, e o que vivemos é cheio de  "dias tão estranhos, fica a poeira se escondendo pelos cantos" para citar Renato Russo. As inquietações, tristezas e decepções de tantas notícias tristes e preocupantes nos levam a um momento onde o que mais quer o ser é "encontrar o interior do meu interior" como tão bem cantou Vander Lee. Eis que é chegado o grande dia, o tão esperado instante de reencontrar com um tempo que passou rápido, é o dia de deixar nossos sentidos se tocar com uma linda história, uma história de 200 anos que será contada em uma espetacular produção artística cultural.

Noite de 18 de Março de 2017, outro espetacular trabalho realizado pelo SEAC do Colégio Marista de Aracati. A sensibilidade, a excelente trilha sonora, os figurinos impecáveis, a excelente banda MARIAMA (já é tempo de pensar em gravar o primeiro CD) o TEATRO sempre MÁGICO a DANÇA simplesmente maravilhosa seriam responsáveis por contar esta bela história.

Os arte-educadores Renildo, Michelle e Marcondes outra vez tiveram a felicidade de extrair dos alunos artistas ou artistas alunos, nunca saberei o certo, o máximo do que podiam entregar.

 E para nosso deleite a história dos dois séculos de Família Marista foi  contada, não ficam de fora nenhum dos detalhes mais relevantes.

Um início que emociona a todos que é seguido por um recorte de um tempo duro e sombrio que de uma forma poética é contada com uma REVOLUÇÃO dura, perversa e cruel que irá se transformar em ESCOLA.

Os sentimentos são provocados e a emoção transcende quando é retratado o dia 28 de outubro de 1816,  naquele dia, Marcelino é chamado à casa de um carpinteiro em Les Palais, povoado próximo a La Valla, para atender o jovem João Batista Montagne no leito de morte. Surpreendeu-se ao ver que o rapaz de 16 anos ignorava as verdades religiosas. Pacientemente, expressou-lhe toda a solidariedade e preparou-o para morrer. O fato convenceu Marcelino de que não havia mais tempo para esperar. Era preciso agir. Decidiu fundar o Instituto dos Pequenos Irmãos de Maria, os Irmãos Maristas. La Valla, presente.

A Promessa de Fourviere, ali também esteve magistralmente retratada. O dia 23 de julho de 1816. Nesta data, um grupo de 12 jovens seminaristas e sacerdotes, entre eles Champagnat, se compromete em fundar uma associação religiosa em homenagem à Maria, chamada Sociedade de Maria. Champagnat lutou para que essa sociedade contemplasse Irmãos dedicados à educação.

 "Uma lágrima de um menino, um apelo a escutar, um Marista, um amigo, uma vida que se dá."

E estes 12 jovens se transformaram em milhares e saíram por todos os continentes a fazer valer a frase célebre do Fundador Marcelino Champagnat que dizia "Não posso ver uma criança sem sentir o desejo de fazer-lhe compreender quanto Jesus Cristo a amou".

Assim como a Congregação já formada, eles saíram pelo mundo, o TRENZINHO DO CAIPIRA, do VILLA LOBOS que ganhou muitos anos depois letra do FERREIRA GULLAR era a senha para que lágrimas acordassem, cujas, demoraram a aquietar-se com a magnífica seqüência que viria com a ROTA DO INDIVIDUO (Restos de sonho sobre um novo dia) e O ROUXINOL (Pássaro deu a volta ao mundo e brincava). Aqui, nem que tivesse um dicionário no peito teria condições de traduzir em palavras. (SILÊNCIO TOTAL).

Para finalizar uma certeza, a maior das certezas, ARACATI, a Terra dos Bons Ventos, seria imensamente mais pobre se não tivesse recebido de DEUS a riqueza de ter em seu solo sagrado a semente MARISTA que germinou e deu frutos, cem por um.

 EM TEMPO:

Irmão José Spigolon, Irmão Milson, Irmão Eduardo Régis, Irmão Henrique, Professor Régis, Professora Rosália Nepomuceno, Professor Aldecílio Garcia, Professor André Gurgel, Professora Bernadete e tantos outros MARISTAS de CORAÇÃO certamente receberam ontem do DEUS chamado AMOR uma bênção especial e se fizeram presentes, eles não podiam deixar de vivenciar um momento de tanto encanto e magia como os RECÔNDITOS DA ALMA.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Visitas: 1607821 | Usuários Online: 60

Venha fazer parte da Rádio do Bem, junte-se a nós na missão de semear a Paz e o Bem pelo Planeta. - Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!