"Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida."
A máxima acima atribuída a Confúcio, nesta manha de Sábado, 18, fora vivenciada pelos que fazem a Escola Maria Clemente da Silva em Medeiros - Beberibe - CE.
A Secretaria Municipal de Educação utilizará alguns Sábados letivos no calendário escolar de 2017, hoje é o primeiro deles.
Acordar em uma manhã de Sábado e ainda mais chuvoso para fazer educação para alguns pode até não ser um dos programas preferidos para um final de semana, porém, para os educadores, alunos e servidores da Escola Maria Clemente era um dia para tirar dos muros da escola todas as produções que foram efetivadas durante a semana.
Era dia de sair pela comunidade de Medeiros em campanha contra a DENGUE, ZIKA e CHIKUNGUNYA, era dia de combater o terrível mosquito AEDES AEGYPTI.
Havia algo diferente, um lindo tempo de chuva quase que dizia a cada um, não vai dar certo, todos os materiais que seriam utilizados não eram a prova de chuva e as nuvens escuras a cada segundo anunciavam que vinha água e água em abundância.
A Diretora Marcianita Silvestre procurava encorajar a todos, como se dentro dela tivesse uma certeza: "daria certo."
E deu!
A chuva veio fininha, porém daquelas que molham sem que percebamos, porém, logo se foi. Abriu um sol tímido, típico de véspera da festa do "Santo Querido, Senhor São José." Era, o suficiente para que a Escola fosse as ruas, becos, travessas e vielas da comunidade.
O carro de som cedido por um amigo da Escola, o Daniel Garcia, que trabalha com publicidade já estava a espera, a partir daí foi um verdadeiro show.
Alunos do maternal ao nono ano, em fantasias, com adesivos, folders, panfletos, faixas e cartazes foram as casas demonstrar o que tinham aprendido e fortalecer os cuidados necessários para se combater este terrível mal.
Depois de percorrem a comunidade era o momento de voltar para a Escola, ainda tinha mais momentos alvissareiros, ao chegar ouviram um CORDEL seguido de uma apresentação de DANÇA de alunas da Escola com esta temática.
Após este momento era a hora do lanche, cujo, todos receberam felizes.
Quem disse que terminou?
Alunos, professores, servidores da Escola e pais de alunos juntos fizeram a festa dançando o bom e necessário FORRÓ para animar a manhã fria de Sábado e feliz pelo êxito da ação comunitária, porém, ainda tinha uma surpresinha reservada, a chuva que antes tinha vindo fininha, agora era torrencial, muito forte, um convite ao bom e velho BANHO DE CHUVA, banho este que foi coletivo. Professores, alunos e servidores se permitiram um encontro com a alegria dos que sabem ser felizes nas pequeninas coisas.
E, assim, a Escola Maria Clemente da Silva fechou mais uma de suas ações, sempre formatadas no AMOR e no ENTUSIASMO, condições necessárias para a verdadeira EDUCAÇÃO.
Que venham os outros Sábados Letivos e que outra vez possamos vivenciar a alegria e a felicidade dos que tem consciência do dever cumprido.
Parabéns a toda comunidade educativa da Escola Maria Clemente da Silva, um lugar de afetos e saberes, de alegria e realizações.