Um dos papéis das universidades - talvez o principal entre todos eles - é criar soluções criativas para os problemas que afetam a vida das pessoas, direta ou indiretamente. A Universidade Estadual do Ceará (UECE), campus Itaperi, está cumprindo esse papel direitinho, pelo menos quando o assunto é "energia renovável". Na terça-feira (21/02), o campus inaugurou uma 'Árvore Solar'. O objetivo é abastecer as bicicletas elétricas do campus sem causar impacto no meio ambiente.
A árvore é formada por dez painéis fotovoltáicos postos sobre as palmas de uma palmeira metálica. Juntos, os painéis abastecem até 10 bicicletas elétricas.
Durante o dia, os painéis carregam as baterias das bicicletas enquanto elas estiverem conectadas à árvore. Quando as bicicletas estiverem em uso, a árvore passará a energia para a rede pública, gerando créditos para a UECE usar posteriormente. À noite, a bicicleta que precisar de carga usará a energia da concessionária. Inicialmente, as bicicletas serão usadas exclusivamente pelo Núcleo de Segurança do campus.
A "Árvore Solar" é resultado de uma parceria da UECE, através do Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas, com a empresa Eco Soluções em Energia, associada à Incubadora de Empresas da UECE (IncubaUECE), que tem o apoio técnico em arquitetura da Projec.