(Foto: Daniel Fernando Ponciano)
Quarta-feira de Cinzas, muitos fiéis católicos já foram a primeira MISSA para receberem as cinzas, próprias da abertura da Quaresma.
Em muitos lugares da cidade, homens, mulheres, jovens e crianças preparam as fantasias e resgatam não se sabe de onde as últimas energias para o Bloco dos Loucos.
O Bloco dos Loucos é uma iniciativa fantástica dos moradores da Praça da Coluna que idealizaram este momento, em especial, para os que trabalharam durante o período de Carnaval, e assim, na Quarta-feira de cinzas poderiam extravasar no Bloco.
Porém, desde a sua primeira saída pela Rua Grande até hoje, abraça a cada um, contanto que sejam LOUCOS por ALEGRIA e ANIMAÇÃO.
A cada ano um enredo, quase sempre, baseado em pessoas ou fatos acontecidos com os achegados a Praça da Coluna, neste ano de 2017, o samba do Bloco fazia alusão a BETO, um violonista que sempre acompanhava o Bloco pelas ruas e que este ano deve está tirando notas musicais brincando nos campos do Senhor.
Quase sempre na animação da folia, voltam, músicas de carnavais anteriores com destaque ao PULA JACU e SEBASTIANA, FALTAM OS OVOS, dois hits do famoso Bloco.
É lindo ver a quantidade de amigos do BLOCO que saem de seus lugares de origem para misturar-se nessa festa abençoada da LOUCURA, que é aberta por um louco eleito pelo voto democrático a cada ano, neste 2017 era o Silas Santos, um LOUCO que foi eleito prometendo trazer as torres da ENERGIA EÓLICA para a Praça da Coluna visando a melhora da temperatura.
Os Bombeiros são presença marcante com o famoso banho nos foliões, um dos momentos mais esperados da festa, é comum ver o CASARÃO famoso da Rua Grande abrindo as BICAS para que os foliões que saem literalmente ao pingo do meio-dia possam por alguns instantes se refrescar.
Parabéns aos idealizadores e aos muitos LOUCOS que são possuidores de uma eterna SANIDADE aquela que diz que na ALEGRIA e na FELICIDADE encontramos quase sempre o principio de todas as curas.
Agora é esperar 2018 e ver qual loucura virá na Quarta-feira de cinzas para fechar o nosso CARNAVAL.